Atividade teve como objetivo conscientizar a população e discutir estratégias de mitigação
Dando início à programação da Semana Nacional da Saúde, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) promoveu, na manhã desta quarta-feira (09/04), uma série de palestras com o tema “Os impactos dos sinistros de trânsito na saúde pública”, conduzidas por especialistas de diferentes instituições. A atividade, coordenada pela promotora de Justiça Luissandra Chíxaro de Menezes, titular da 58ª Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos à Saúde Pública (PRODHSP), teve como palco o auditório Gebes de Mello Medeiros, na sede do Ministério Público.
O evento foi dividido em quatro segmentos, com o objetivo de proporcionar uma discussão mais ampla sobre as consequências dos acidentes de trânsito na saúde pública, bem como apresentar estratégias de prevenção.
A primeira palestra teve como tema “Estatísticas e impactos dos sinistros de trânsito na saúde pública”, ministrada pela enfermeira e chefe do Núcleo de Educação em Urgência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Leda Sobral. Foram abordadas questões como a superlotação dos hospitais, os recursos econômicos e humanos que são demandados por conta dos acidentes de trânsito e como isso afeta profundamente quem precisa de tratamento em razão de outras patologias.
“Além disso tudo, nós temos consequências socioeconômicas sérias, como perda de produtividade, afastamento do trabalho por longo tempo e altos custos previdenciários”, afirmou enfermeira.
O perito do Instituto de Criminalística (IC), Fábio Coutinho, ministrou a segunda palestra, com foco em “Fatores de risco e causas dos sinistros de trânsito”. Ele falou sobre o “Programa Vida no Trânsito” (PVT), projeto que visa reduzir em 50% as mortes causadas por acidentes desse tipo. Foram discutidos comportamentos inadequados de usuários, como dirigir sob o efeito de bebida alcóolica ou acima da velocidade permitida.
A programação contou ainda com as palestras “Estratégias de prevenção e redução de sinistros”, conduzida por Haniery Mendonça, especialista em trânsito, e “Direção Defensiva”, com o instrutor do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), Emanuel Pontes.
O encontro também abordou estratégias para a redução de acidentes e formas inteligentes para prevenção, como o uso de redutores de velocidade.
Ao final do evento, houve entrega de certificados aos participantes.
Texto: Grazi Silva
Foto: Hirailton Gomes | Para mais imagens, acesse o Flickr do MPAM