O Procurador-Geral de Justiça Carlos Fábio Braga Monteiro abriu oficialmente nesta segunda-feira, 02 de outubro, no auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, o XV Júri Simulado do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM).
Este ano 09 instituições de ensino superior do estado foram inscritas no concurso. O Procurador-Geral de Justiça destacou, em seu discurso de abertura do evento, a importância do Júri Simulado para a comunidade acadêmica. “Sou fã do tribunal do júri também como professor de direito, entendo que é um grande momento para se treinar a oratória, os conhecimentos técnico e jurídico, o feeling de percepção em determinados momentos, a rapidez de raciocínio e o controle emocional são imperativos. Desejo a todos boa sorte, sejam bem vindos à nossa instituição, tenho certeza que será mais um evento de sucesso em que o MP faz sua parte para contribuir com a comunidade acadêmica”, afirmou o PGJ.
O primeiro confronto foi entre as equipes da Nilton Lins e Esbam. A equipe vencedora, que atuou na acusação, foi a equipe da Esbam, que segue na competição. “Essa atividade visa a questão técnica e pedagógica para os alunos em busca da efetivação da teoria aplicada nas universidades, a fim de que esses acadêmicos se tornem profissionais com essa prática”, destaca a Coordenadora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), Doutora Wandete de Oliveira Netto.
Adriele da Silva Almeida, integrante da equipe da Esbam, começou com sorte, é a primeira vez que ela participa do Júri Simulado do MP-AM. “A emoção é grande, mas estamos preparados. Eu indico aos alunos que queiram participar, é muito importante para a vida acadêmica, participar de um concurso como esse do MP é uma grande experiência”, disse a estudante
Para Cristian Souza, orientador da equipe da Esbam, o Júri Simulado do MP-AM já é uma tradição para a comunidade acadêmica no Amazonas. “ A gente fica muito feliz por esse evento ser tão importante e o MP realizar essa atividade todos os anos, mesmo com as dificuldades que sabemos existir, a comunidade acadêmica só tem a ganhar com essa atividade anual do ministério público que é o Juri Simulado”
Júri Simulado do MP-AM
Sob coordenação do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), o evento visa desenvolver o espírito de debate e contradição, indispensável ao futuro profissional da área jurídica, promovendo a articulação entre ensino e pesquisa com a ética profissional aplicada ao campo prático.
O Júri Simulado do MP-AM já é considerado uma tradição entre a comunidade acadêmica no Estado. O concurso segue nesta terça-feira.
Veja na tabela abaixo o chaveamento e datas dos próximos confrontos do Júri Simulado: