Promotoria pediu que denunciada seja submetida a exame de sanidade mental
Manaus, 02 de dezembro de 2009 (MP-RS) - O Ministério Público de Canoas denunciou, na tarde de ontem, 1º de dezembro, a técnica de enfermagem Vanessa Pedroso Cordeiro, por 11 tentativas de homicídio contra bebês recém-nascidos no Hospital Universitário da Ulbra. Os crimes ocorreram entre os dias 5 e 13 de novembro.
Na denúncia, a promotora de Justiça Giselle Soares ressalta que, ao ministrar medicamentos sem qualquer ordem médica, a técnica de enfermagem agiu com dolo eventual, uma vez que assumiu o risco de matar os recém-nascidos. A Promotora aponta que Vanessa praticou homicídios qualificados tentados, pois empregou substâncias análogas a veneno e utilizou-se de recurso que dificultou a defesa das vítimas.
A Promotora de Justiça requereu também que o Judiciário determine a imediata remoção da denunciada para o Instituto Psiquiátrico Forense, a fim de ser submetida a exame de sanidade mental.
Vanessa Pedroso Cordeiro está presa na Penitenciária Feminina Madre Pelletier. A denúncia foi protocolada na 1ª Vara Criminal de Canoas. Após recebida, será realizada a audiência de instrução e interrogatório, com a oitiva de 37 testemunhas indicadas pelo Ministério Público. A denúncia foi baseada no trabalho realizado em inquérito policial na 1ª Delegacia de Polícia de Canoas.
Agência de Notícias
imprensa@mp.rs.gov.br
(51) 3224-6938