Membros e servidores do MP, com suas famílias, podem participar do plantio de 73 mudas amanhã, a partir das 8h
Manaus, 11 de Setembro de 2009 - Em pouco mais de seis meses, o deserto de concreto que é o estacionamento do prédio sede da Procuradoria-Geral de Justiça se transformará em um verdadeiro bosque, com o plantio de 35 mudas Pau Pretinho e 38 de Mussaenda Vermelha, que acontecerá amanhã, a partir das 8h, com a participação de membros e servidores do Ministério Público. O projeto de paisagismo da sede do MP, que inclui jardinagem e arborização do entorno das edificações, é uma ação do Programa Ambiente Legal em convênio com a Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp), com projeto de Alessandra Cavaletti.
“O Pau Pretinho é uma das árvores frondosas mais usadas aqui na região. Ela tem um crescimento rápido, chegando ao seu tamanho ideal em cerca de nove meses. Essas mudas estão com 1,2 metro e nós vamos trazer outras com 1,7 metro. Em seis meses as copas vão se tocar”, prevê Terezinha Souza, encarregada operacional do Setor de Implantação se Jardins da Semulsp.
Segundo ela, devido ao tamanho atual das árvores, já a partir do momento do plantio elas contribuirão para a melhora do microclima do prédio da PGJ. A copa do Pau Pretinho atinge um diâmetro de cinco metros, o que garante sombra abundante e consequente queda na temperatura do estacionamento, que hoje só é inferior a 40 graus nas primeiras horas da manhã.
Participação importante
Membros e servidores do Ministério Público que quiserem participar, com suas famílias, deste momento de mudança no ambiente da Procuradoria-Geral estão convidados pela Comissão de Gestão Ambiental para plantar uma das árvores. Quem quiser participar também pode trazer uma garrafa PET, que será utilizada na proteção das mudas, em projeto feito pela artista plástica Maria Rosinete Bentes Gemagui, do Setor de Reciclagem da Semulsp.