Manaus, 18 de agosto de 2009 (CONAMP) - O promotor de Justiça em Santa Catarina e conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP Sandro Neis tomou posse ontem (17) como corregedor nacional do MP, para o biênio 2009/2011. A solenidade foi realizada em Brasília e contou com a presença do Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel, do secretário-geral do CNMP, José Adércio Sampaio, dos conselheiros Almino Afonso e Taís Ferraz, do presidente da Associação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios – AMPDFT, Carlos Alberto Cantarutti, do presidente da Associação Nacional do Ministério Público Militar – ANMPM, Marcelo Weitzel, e do presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho – ANPT, Fábio Leal.
Em seu discurso de posse, Sandro Neis disse que o trabalho da corregedoria em sua gestão será de aperfeiçoamento do que já foi feito até agora e que, para isso, as visitas a todas as unidades do MP do país são indispensáveis. "Temos que ir a todas as unidades do MP para conhecer a realidade, as dificuldades, para daí propormos ações de melhoria. Procurarei dividir todas essas iniciativas com o plenário do CNMP para que haja um trabalho integrado e para que não se torne, ou pelo menos não se dê a aparência, de que é um projeto apenas da Corregedoria Nacional. Muito pelo contrário, são iniciativas do Conselho Nacional do Ministério Público", afirmou o novo corregedor do MP.
A ideia de visitas a todas as unidades do MP foi elogiada pelo Procurador-Geral da República. "É preciso conhecer a instituição no plano nacional para que possamos diagnosticar as dificuldades encontradas, propor soluções para essas dificuldades e, assim, contribuir para um crescente aprimoramento da instituição", disse Roberto Gurgel, que também destacou que Sandro Neis reúne todas as condições e predicados necessários para exercer as atribuições do cargo de corregedor nacional. "O Ministério Público está em permanente construção, está sendo melhorado e aprimorado. E a Corregedoria Nacional do MP tem, nesse processo, uma importância vital".
O PGR ressaltou, ainda, que a presença na solenidade de presidentes das associações do Ministério Público é uma demonstração de que o CNMP é uma instituição de fundamental importância e que já provou que tem relevantes serviços a prestar à sociedade brasileira.
CONAMP
Assessoria de Comunicação
imprensa@conamp.org.br
61. 3314-1354 / 61. 8135-0944