Indicado pelo presidente Lula para ocupar o cargo de Procurador-Geral da República passa hoje por sabatina na CCJ do Senado
Manaus, 08 de julho de 2009 (CONAMP) - A Comissão de Constituição e Justiça – CCJ do Senado realiza, nesta quarta-feira (08), a sabatina de Roberto Gurgel, indicado, no último dia 29, pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para ocupar o cargo de Procurador-Geral da República. O presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público – CONAMP, José Carlos Cosenzo, vai acompanhar a sessão, marcada para as 10h.
O futuro PGR foi o primeiro colocado na lista tríplice, formada em votação realizada pela Associação Nacional dos Procuradores da República – ANPR. Gurgel recebeu 482 votos, seguido de Wagner Gonçalves, com 429 votos, e Ela Wiecko Volkmer de Castilho, que obteve 314 votos.
O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) é o relator na CCJ da indicação de Gurgel. O futuro PGR vai responder a perguntas dos integrantes da Comissão e depois o nome será submetido a votação secreta. Sendo aprovada pela CCJ, a indicação também terá que passar pelo plenário do Senado. Roberto Gurgel vai substituir Antonio Fernando de Souza, que deixou o cargo de PGR em 28 de junho, e ficará à frente do Ministério Público da União por dois anos.
Perfil
Nascido em Fortaleza e pai de dois filhos, Roberto Gurgel tem 54 anos e é formado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou como advogado no Rio de Janeiro e Brasília. É vice-procurador-geral da República desde julho de 2004.
Ingressou no Ministério Público Federal em 1982, no cargo de procurador da República de 2ª Categoria. Quase seis anos depois, foi promovido, por merecimento, a procurador da República de 1ª Categoria.
A partir de 1984, passou a integrar a diretoria da ANPR, presidindo a entidade entre 1987 e 1989, durante o funcionamento da Assembleia Nacional Constituinte e a elaboração do projeto da Lei Orgânica do Ministério Público da União (Lei Complementar 75/93).
CONAMP
Assessoria de Comunicação
imprensa@conamp.org.br
61. 3314-1354 / 61. 8135-0944