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Tem início a reestruturação de dois importantes canais de comunicação da casa

Manaus, 16 de fevereiro de 2009 – É estratégico para as Instituições utilizar a Web para transmitir mensagens a diferentes públicos por um custo muito mais baixo e de forma muito mais rápida de que em outras mídias. Além disso, ela também pode ser utilizada de forma interativa, disponibilizando aos seus usuários, além de mensagens e informação, diversos tipos de serviços. Porém, quantidade de informação não significa qualidade de informação. Muito do que é disponibilizado na Web acaba sem nenhum proveito para o usuário, que ou não assimila, ou simplesmente ignora. Nesse cenário, torna-se cada vez mais importante a criação de repositórios de informações confiáveis, íntegras e atualizadas, que realmente façam parte do processo de gestão pública.


O Ministério Público do Estado do Amazonas possui dois canais de comunicação via Web: o website (site institucional) e a intranet. Cada um desses é destinado a determinado público e tem como foco as necessidades específicas de cada um deles. Tais necessidades devem ser levadas em conta na definição da estrutura e objetivos de cada um dos canais, otimizando, dessa forma, a sua utilização. O website é voltado ao público externo, que pode ser tomado pela sociedade como um todo. A intranet é destinada ao público interno, servidores e membros do MP-AM.


Através do website, a sociedade pode ter acesso a notícias atualizadas do MP-AM, saber quais projetos estão sendo realizados, como a Instiuição funciona e para quais fins se destina, além de ter um canal de comunicação direto com a mesma.


Já a intranet objetiva centralizar documentos, formulários, notícias da instituição, acesso a sistemas internos (webmail, compras, Arquimedes) etc. Com isso, servidores e membros passam a ter um canal por meio do qual podem obter informações gerais sobre praticamente tudo o que precisam. Mas, mais do que isso, a intranet cria um canal de comunicação direta entre Instituição e servidores/membros, acarretando redução de custos (tempo, impressão de documentos, ligações telefônicas etc) e maior velocidade na divulgação e distribuição de informações.


A proposta é repensar a amplitude de ambos, sem ignorar a experiência do que já está no ar. Propor melhorias/aprimoramentos a fim de otimizar o uso desses canais por parte de seus usuários especificos


Para avaliar a caracterização de cada público, serão realizadas entrevistas específicas (aplicação de questionários) para o website e a intranet. Este primeiro contato com os usuários visa, além de um diagnóstico mais aprofundado da situação atual, encontrar diretrizes e requisitos a serem aplicados no projeto de redesign. Além desses questionários, alguns usuários específicos serão entrevistados pessoalmente a fim de determinar suas necessidades com relação à disponibilização de conteúdo: coordenadores de Centros de Apoio, Diretores, Assessoria de Imprensa, entre outros.


O projeto que conta com a colaboração de servidores da informática e o designer da instituição, tem previsão de entrar em fase de implementação e testes no começo de julho. Posteriormente, haverá ainda uma etapa de treinamento e suporte aos setores que fazem publicações nesses dois canais.

Você acessa a pesquisa do website por meio do link http://www.mp.am.gov.br:8070/limesurvey/index.php?sid=44621&lang=pt-BR


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