Maranhão
Acções do Documento
Você está aqui: Entrada Notícias Maranhão

Manaus, 13 de maio de 2008 (in CNPG, em 13/05) - Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro é a nova Procuradora-Geral de Justiça do Ministério Público do Maranhão para o período 2008-2011. A nomeação foi feita pelo Governador Jackson Lago nesta segunda-feira, dia 12, logo após a entrega da lista contendo o nome dos três candidatos mais votados.
A lista tríplice foi composta pelo atual Procurador-Geral de Justiça Francisco das Chagas Barros de Sousa, com 116 votos; pelo Promotor de Justiça Luiz Gonzaga Martins Coelho, com 113 votos; e pela Procuradora de Justiça Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro, com 107 votos, respectivamente.
O Procurador de Justiça Eduardo Jorge Hiluy Nicolau foi o quarto mais votado, com 51 votos; seguido pelo Promotor de Justiça Gladston Fernandes de Araújo, com 48 votos; o Procurador de Justiça José Henrique Marques Moreira teve 21 votos; e o Promotor de Justiça José Osmar Alves totalizou 8 votos.
A eleição para a escolha do cargo de Procurador-Geral de Justiça do MPMA foi realizada, simultaneamente, em São Luís, Timon e Imperatriz, das 8 às 17h. As urnas foram instaladas na Procuradoria Geral de Justiça e nas sedes das Promotorias de Justiça nos outros dois municípios do interior do estado. No processo eleitoral, cada eleitor pode votar em até três candidatos. Estavam aptos a votar 226 Promotores de Justiça, de 140 comarcas, e 31 Procuradores de Justiça em atividade.
Após receber a notícia de sua indicação como a nova chefe do MPMA, a Procuradora de Justiça Fátima Travassos agradeceu o apoio dos colegas e declarou o compromisso de lutar pela garantia e defesa dos direitos difusos, coletivos e individuais indisponíveis da população maranhense, atribuições constitucionais do Ministério Público.
"É um momento extremamente importante. Temos muita força para trabalhar e disposição para enfrentar os obstáculos", afirmou Travassos. Na avaliação da procuradora, o primeiro desafio a ser enfrentado em sua gestão é dotar as Promotorias de Justiça com estrutura compatível com a demanda da população "para que possam funcionar a contento na defesa da sociedade", explicou.
Outros pontos prioritários apontados pela nova procuradora-geral de justiça referem-se à realização de concurso público para os cargos de promotores de justiça, nomeação dos candidatos excedentes para o quadro de apoio técnico ministerial e discussão, com os membros do MPMA, dos problemas a serem combatidos, no âmbito institucional.

Trajetória
 Fátima Travassos ingressou no MPMA em março de 1987. Trabalhou nas comarcas de Riachão, Dom Pedro, Rosário, Imperatriz, Itapecuru Mirim e Bacabal. Em São Luís, exerceu funções na 14ª Promotoria Cível e na Promotoria de Justiça de Crimes contra Crianças e Adolescentes. É procuradora de justiça desde novembro de 2007, tendo assumido a 3ª Procuradoria Criminal. Todas as promoções da sua carreira seguiram o critério de merecimento. Também foi presidente da Associação do Ministério Público do Maranhão (AMPEM).


Av. Cel. Teixeira, 7995 - Nova Esperança - CEP: 69030-480 - Manaus/AM - (092) 3655-0500