O Congresso buscou trazer o aperfeiçoamento entre os Procuradores-Gerais e Membros do Ministério Público para a sociedade
Manaus, 25 de junho de 2009 (MP-AM) - O Ministério Público e a sociedade: Reflexos de sua atuação: este foi o tema do último dia do II Congresso do MP do Amazonas.
Entre os palestrantes estava o Procurador-Geral do MPDFT, Leonardo Azeredo Bandarra, Presidente do Conselho Nacional dos Procuradores Gerais do MP dos Estados e da União (CNPG), e o Promotor de Justiça do MPSP, José Carlos Cosenzo, também Presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP).
Para o Procurador Leonardo Bandarra, a atuação do MP Nacional diante da sociedade é forte e contundente, mas necessita se ater a vários pontos a serem aprimorados, como a efetividade das ações do Órgão. “Temos a questão burocrática de simplesmente entregar uma ação e não ter o resultado desta. Essa é a efetividade que preocupa e que eu acho ser o grande desafio do MP”, declarou.
Segundo o Presidente da CONAMP, Carlos Cosenzo, o Congresso do MP busca trazer o posicionamento da cúpula institucional, ou seja, dos Procuradores-Gerais com os Membros. “A gente busca um aperfeiçoamento para que os Procuradores-Gerais nos atendam e nós atendamos a eles”, comentou Cosenzo.
O II Congresso do Ministério Público, cujo tema foi O Ministério Público que queremos – otimizando respostas para a sociedade, aconteceu entre os dias 23 a 25 de junho, com a participação dos Membros do Parquet, Promotores e Procuradores de outros Estados e acadêmicos de direito.
Assessoria de Imprensa