Manaus, 13 de março de 2009 (MP-RJ) - A Justiça Estadual atendeu aos pedidos do Ministério Público e condenou o ex-Vereador Jerônimo Guimarães Filho, o Jerominho, e o ex-Deputado Estadual Natalino Guimarães, que são irmãos. Os ex-parlamentares, que haviam sido denunciados como chefes de grupos de milicianos na Capital fluminense, foram condenados a dez anos e meio de prisão por formação de quadrilha armada.
Além de Natalino e de Jerominho, também foram condenados o ex-policial Ricardo Teixeira Cruz, o Batman, fugitivo de Bangu 8, e o filho de Jerominho, o ex-PM Luciano Guinâncio Guimarães. Os outros seis denunciados pelo MP também foram condenados. Dos dez réus, apenas Batman não está preso.
O Subprocurador-Geral de Justiça de Atribuição Originária Institucional e Judicial, Antonio José Campos Moreira, que foi o responsável pelo processo junto ao Órgão Especial do Tribunal de Justiça, considera a condenação um marco, esclarecendo que as penas de Jerominho e Natalino foram superiores às dos demais réus porque eram eles os chefes da milícia.
Ainda segundo o Procurador de Justiça Antonio José, que supervisiona o recém-criado Núcleo de Combate ao Crime Organizado e às Atividades Ilícitas Especializadas, a atuação do MP contra os milicianos, sejam eles autoridades ou não, será intensa e contínua.
Fonte: site do MP-RJ