Audiência com as comunidades atingidas pela inundação será dia 18 de julho, na Vila de Balbina, em Presidente Figueiredo
Manaus, 24 de junho de 2008 - Foi realizada, esta manhã (24/06), na Procuradoria-Geral de Justiça uma reunião onde estavam presentes representantes da Manaus Energia, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, bem como Procuradores e Promotores de Justiça do Ministério Público do Estado do Amazonas para garantir assistência às comunidades atingidas pela abertura das comportas da hidrelétrica de Balbina, ocorrida no dia 13 de junho. A Manaus Enrergia reiterou e descartou, perante o MPE, o risco de rompimento da barragem, que foi aberta em função de ter atingido a cota máxima de volume de água e com a abertura das compras gerou a inundação das comunidades.
Durante a reunião também foi marcada uma nova inspeção técnica para o dia 11 de julho nas áreas atingidas, lá estarão presentes representantes da Manaus Energia, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Ministério Público do Estado.
O Ministério Público do Estado do Amazonas acompanhará todo o processo através de Promotores de Justiça de Meio Ambiente, Promotoria de Presidente Figueiredo e 45ª Promotoria de Justiça Especializada em Acidentes do Trabalho. Caberá ao Ministério Público acompanhar o trabalho de prevenção e ações de contingência para evitar novos eventos desta monta, bem como as ações de assistência e remoção das famílias atingidas. Caberá a Defesa Civil e Manaus Energia o levantamento exato das famílias atingidas e também avaliarão as possíveis perdas.
Ficou marcada uma audiência com as comunidades no dia 18 de julho de 2008, na Vila de Balbina, em Presidente Figueiredo onde estarão presentes Promotores de Justiça do Ministério Público, representantes da Manaus Energia, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.