Pernambuco
Acções do Documento
Você está aqui: Entrada Notícias Pernambuco

Manaus, 12 de agosto de 2009 (CNPG) - Determinado a dar cada vez mais transparência às ações do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), o procurador-geral de Justiça, Paulo Varejão, determinou à Coordenadoria de Informática a implantação de um sistema de transmissão ao vivo das sessões dos órgãos colegiados do MPPE, com gravação de som e imagem, em alta resolução. Ontem, a sessão do Conselho de Procuradores entrou para a história desta Instituição ao tornar-se a primeira com transmissão ao vivo. Essas transmissões, que passam a ser regulares em todas as sessões, fazem parte do processo de ampliação da democratização e transparência institucional.
 
"Estamos utilizando todos os meios tecnológicos possíveis para dar total transparência ao MPPE, seguindo os princípios da impessoalidade, transparência e democratização, por mim apresentados desde o início de nossa gestão", afirmou Varejão. Com a transmissão das sessões do Colégio e do Conselho de Procuradores e do Órgão Especial, os promotores e procuradores de Justiça terão a oportunidade de acompanhar ao vivo as decisões sobre a carreira e decisões de interesse da classe.
 
 
"Estamos iniciando este processo com transmissão via Internet, e o próximo passo é fazer com que exista interatividade dos promotores que se encontram em outras cidades com o que está acontecendo dentro do Salão dos Órgãos Colegiados, proporcionando que todos tenham voz e vez nas reuniões", explicou o chefe de gabinete e idealizador da transmissão, Ricardo Coelho.
 
Ele salientou, ainda, que "logo teremos a votação do projeto de reforma da Lei Orgânica, decidindo questões importantes, como a possibilidade de os promotores de Justiça concorrerem à eleição para procurador-geral de Justiça". De acordo com o subsecretário-geral, Aguinaldo Fenelon, o sistema representa um antigo anseio dos membros do MPPE. "Mesmo de longe, os promotores e procuradores ficarão sabendo como votou cada um dos componentes dos Órgãos e quais foram os pontos mais polêmicos, ou mais interessantes de cada processo. Além disso, eles também poderão acompanhar a votação dos editais de remoção e promoção, ficando cada um ciente das decisões que envolvem os interesses da carreira", salientou Fenelon.
 
Para implantar o sistema de transmissão ao vivo das sessões dos órgãos superiores do Ministério Público de Pernambuco, a Coordenadoria de Informática está adquirindo câmeras de última geração, um servidor com capacidade para gravar as transmissões, disponibilizando essas gravações através de link no Portal da Transparência, que passa a disponibilizar as imagens. De acordo com o coordenador de Informática, Eugênio Antunes, um dos programas em uso é o Streaming de Vídeo, que permite a transmissão dos vídeos pela Internet.
 
Antunes também frisa que, como back-up, a Coordenadoria de Informática mantém o sistema antigo de gravação em áudio das sessões dos órgãos superiores. "Nossa memória está preservada, em vídeo ou áudio", garante Fenelon.


Av. Cel. Teixeira, 7995 - Nova Esperança - CEP: 69030-480 - Manaus/AM - (092) 3655-0500