Quadrilhas comercializavam combustíveis adulterados, crime descoberto a partir de investigação conduzida pelo Gaeco e pela PF
Manaus, 24 de julho de 2009 (MP-SP) - O Ministério Público Estadual e a Secretaria Estadual da Fazenda realizaram, na manhã da última quinta-feira (23), uma operação conjunta para combater a lavagem de dinheiro feita por organizações criminosas por meio da aquisição e manutenção de postos de combustíveis. A operação, coordenada pela Secretaria da Fazenda e pelo Grupo Especial de Combate aos Delitos Econômicos (Gedec), do MP, tem ainda a participação de promotores do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
Doze postos de combustíveis e nove escritórios de contabilidade estão sendo alvos da operação. Os estabelecimentos estão localizados na Capital e em cidades da Grande São Paulo, como São Bernardo e São Caetano do Sul.
O Ministério Público está investigando esse tipo de atuação das organizações criminosas desde o ano passado. De acordo com as investigações, as quadrilhas adquirem postos de combustíveis com o dinheiro obtido através da realização de fraudes em máquinas de caixas eletrônicos, além da clonagem de cartões magnéticos. Nesses postos, as quadrilhas comercializam combustíveis adulterados, crime descoberto a partir de investigação conduzida pelo Gaeco e pela Polícia Federal sobre fraudes em máquinas de caixas eletrônicos.
No início do ano, como resultado de investigações do Gedec, a Justiça determinou o seqüestro de um posto de combustíveis instalado no bairro do Jaguaré, na Capital, depois de comprovado que o estabelecimento era fruto de lavagem de dinheiro.
A Secretaria Estadual da Fazenda investiga, ainda, a sonegação de impostos e, para isso, está recolhendo na operação documentos para auditorias fiscal e contábil, que envolverão quatro delegacias tributárias.
Fonte: site do MP-SP