Manaus, 06 de fevereiro de 2009 (MP-RR) - Preocupado com as questões relacionadas à inclusão social, o Ministério Público Estadual, por intermédio do Colégio de Procuradores de Justiça, criou recentemente a Promotoria de Justiça de Defesa dos Portadores de Necessidades Especiais e Idoso (Pro-DIE).
A Promotoria tem por finalidade tratar de assuntos relacionados aos direitos das pessoas portadoras de necessidades especiais e idosos, bem como o direito à educação. A promotora Janaína Carneiro Costa Menezes será a titular da Promotoria.
“A tendência hoje nos Ministérios Públicos é especializar as atuações dos órgãos. O Ministério Público Estadual já atuava nessas três áreas, mas elas estavam vinculadas a outras promotorias e acabavam ficando em segundo plano, em razão da sobrecarga de trabalho. Com a criação da Pro-DIE, nós vamos ter só idosos, portadores de necessidades especiais e direito à educação”, explicou a promotora, acrescentando que aguarda muito trabalho pela frente.
Segundo Janaína, neste primeiro momento será traçado um diagnóstico das necessidades para a prestação do serviço e que irá desenvolver parcerias com projetos sociais, para atender de forma eficaz a população.
Fonte: site do MP-RR