Concurso trouxe, em vídeo, o resgate da história do Tribunal do Júri e imagens das edições anteriores.
Manaus, 26 de outubro de 2009 (MP-AM) – Com uma apresentação diferente das edições anteriores, o VII Concurso do Júri Simulado iniciou-se, na manhã desta segunda-feira, resgatando a história do Tribunal do Júri e exibindoas imagens do evento já realizado em outros anos no MP.
No vídeo apresentado na abertura do Concurso, o público composto por acadêmicos das instituições de direito, juristas e convidados pôde conhecer um pouco da biografia do procurador de Justiça aposentado Flávio Queiroz de Paula, o homenageado desta edição. Para o procurador-geral de justiça, Dr. Otávio Gomes, não é só o profissional que está sendo homenageado, mas sim a figura humana que ele representa.
“O Dr Flávio Queiroz é um tribuno objetivo, eloqüente e justo, foi um dos primeiros promotores de justiça com atuação no tribunal de júri a defender a tese de que não poderíamos ser acusadores contumazes; ao contrário, para promovermos a real justiça, tínhamos que ter a altivez de reconhecer, quando das insuficiências de provas, a necessidade de pedir a absolvição do acusado”, declarou, por sua vez, o presidente da Associação Amazonense do MP, Promotor de Justiça Carlos Fábio Braga Monteiro.
Na primeira sessão de hoje, acadêmicos de direito da Universidade Federal do Amazonas – UFAM e da Escola Superior Batista do Amazonas – ESBAM se apresentam como acusação e defesa respectivamente. Já na segunda sessão a UEA vai atuar como acusação e a UNIP na defesa.
Assessoria Comunicação