Desafio
Acções do Documento
Você está aqui: Entrada Notícias Desafio

Programa “Ambiente Legal” desafia membros e servidores do MP a gerenciar os resíduos institucionais.

Entrega de kit's

Manaus, 14 de julho de 2009 - O Ministério Público do Amazonas, definitivamente, experimenta novos tempos. Simultaneamente à implantação do planejamento estratégico institucional, ocorre a política de adoção de hábitos ambientais para reduzir impactos no meio ambiente e, dessa forma, colaborar com um mundo sustentável. Não se trata de luta isolada dentro da instituição. É o Ministério Público inteiro adotando experiências que deram certo em outros órgãos, vestindo a camisa, deixando os copos descartáveis apenas para os visitantes e fazendo o acondicionamento adequado de resíduos.

Prova de que essa preocupação ambiental deve ser colocada em prática e não apenas refletir boas intenções, foi o lançamento do Programa Gestão ambiental, na tarde da última segunda-feira, 13/07, quando membros e servidores puderam ser orientados quanto à melhor maneira de contribuir para a preservação do meio ambiente. Compuseram a mesa de abertura do lançamento do Programa o Procurador-Geral de Justiça, Dr. Otávio de Souza Gomes; o Subprocurador-Geral para Assuntos Jurídicos e Institucionais, Dr. Pedro Bezerra Filho; o Subprocurador-Geral para Assuntos Administrativos, Dr. Edilson Queiroz Martins; o Secretário-Geral do MP, Dr. Reinaldo Alberto Nery de Lima; o Presidente da Comissão de Gestão ambiental da instituição, Dr. Mauro Veras Bezerra e o palestrante convidado, Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em resíduos sólidos, Antônio Ademir Stroski, do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

Na oportunidade, o Presidente da Comissão de gestão ambiental, Dr. Mauro Veras Bezerra, declarou que tal iniciativa é fruto de uma política institucional e o MP não poderia se furtar a implementar tal política. “A atual administração tem essa vontade política para fazer valer a implantação desse programa. ” disse ele.

O Procurador-Geral de Justiça, Dr. Otávio de Souza Gomes, ressaltou que este é um trabalho que segue Recomendação do Conselho Nacional do Ministério Público e que a Comissão de Gestão ambiental amazonense, conduzida pelo Dr. Mauro Veras, tem realizado um trabalho meritório. “Sentimos que estamos cumprindo o dever de casa. Somos agentes transformadores. Estamos adotando hábitos os mais ecológicos possíveis para fazer com que o MP cumpra sua parte na construção de um mundo alinhado com as exigências ambientais e seremos sempre entusiastas do que vem sendo desenvolvido”, discursou ele.


Após as declarações iniciais, o público pôde assistir à palestra proferida por Ademir Strosky, o qual abordou o processo histórico dos danos ambientais; a produção desenfreada de 141 mil toneladas de resíduos sólidos por dia; o acondicionamento inadequado dos mesmos, que configura um dos aspectos que dificultam a coleta e o desafio de reduzir o volume de lixo gerado. “ A gestão de resíduos é o grande desafio da humanidade. Temos que estabelecer um programa de metas atingíveis, firmar um compromisso com o meio ambiente. Isso deve ser preocupação de cada pessoa. Todos devem estar atentos para o destino final dos resíduos sólidos urbanos”, enfatizou o palestrante.

Após a palestra, foram entregues os kit´s compostos por camisa da campanha, caneca e cartilha para que tais ensinamentos possam ser colocados em prática, levando a idéia de gestão ambiental adiante.


Av. Cel. Teixeira, 7995 - Nova Esperança - CEP: 69030-480 - Manaus/AM - (092) 3655-0500