A despedida sob clima de forte emoção foi realizada em sessão extraordinária do Colégio de Procuradores de Justiça
Manaus, 05 de junho de 2008 – No início da tarde de hoje, durante sessão o Procurador-Geral de Justiça do Estado do Amazonas, Mauro Luiz Campbell Marques, despediu-se dos colegas em um discurso cheio de emoção e muitas lágrimas entre os presentes. Pediu a todos que tratem com carinho a instituição Ministério Público, assim como o fez em 21 anos de carreira. “Eu pediria a servidores e membros de nossa instituição que nutrissem cada vez mais o amor por ela. Que tratem o Ministério Público como tratam a casa de vocês”.
Mauro Campbell Marques, muito emocionado, lembrou que seus filhos e sua esposa brincaram no canteiro de obras do prédio enquanto estava sendo construído em fevereiro de 2003 e que não se empenhou, sacrificando até os momentos de lazer com a família, para consolidar realizações no MPE em suas gestões buscando reconhecimento de ninguém, pois se tivesse que escolher faria tudo de novo da mesma maneira.
Neste último mandato que interrompe, Mauro Campbell lembrou que se aventurou a não levar problemas para o seio da família, diferente de mandatos anteriores onde foram coparticipes de todas as suas angústias enquanto administrador, mas em contrapartida também de todas as suas conquistas e felicidade.
O ministro tornou pública sua gratidão a todos os membros e servidores do Ministério Público que contribuíram para sua administração. Deixou claro que vai continuar a mesma pessoa, tratando vocês da mesma forma e ouvindo vocês da mesma maneira e pediu aos servidores desvelo e respeito para com o contribuinte amazonense e agradeceu, na pessoa da Diretora Geral Adelina Parente, a dedicação, o profissionalismo e o cumprimento do dever.
Com a publicação, em Diário Oficial, da sua nomeação ao cargo de Ministro, que deve acontecer em 06 de junho, o Mauro Campbell Marques apresentará sua renúncia como Procurador-geral de Justiça ao decano do Ministério Público, Procurador de Justiça Evandro Paes de Farias, que deverá assumir a instituição e no prazo de 30 a 60 dias desencadear as eleições para a escolha do novo Procurador-Geral de Justiça do Amazonas.
O último ato como PGJ
Não obstante ter o número de 13682 (treze mil seiscentos e oitenta e dois) processos aguardando por ele na nova sala em Brasília, Mauro Campbell Marques fez questão de continuar realizando em prol do Ministério Público e em um último ato, que considerou um de seus melhores à frente da instituição, assinou um convênio que trata do desenvolvimento de um programa de cooperação técnica e científica mútua entre a Procuradoria-Geral de Justiça, a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECT), representada pelo Dr. José Aldemir de Oliveira; a Fundação de Amparo a Pesquisa (FAPEAM), representada pelo Prof. Dr. Odenildo Teixeira Sena, a Universidade do Estado do Amazonas, representada pela Profª. Dra. Marilene Corrêa da Silva de Freitas e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas( CETAM), representada pelo Dr. Vicente de Paulo Queiroz Nogueira. O convênio busca o intercâmbio de informações, métodos e técnicas de trabalho, cooperação para realização de pesquisas e ensino, desenvolvimento técnico profissional, e transferência de tecnologia em atividades cooperativas integradas em áreas de interesse comum, visando o aperfeiçoamento das atividades desenvolvidas pelas partes, bem como dos respectivos recursos humanos.
Os presentes consideraram a iniciativa inovadora e deverá beneficiar membros e servidores.
Acesse o resumo da minuta do convênio