Representantes das instituições integrantes do Comitê Gestor esclareceram e panfletaram pelo voto consciente nas eleições
Manaus, 01 de setembro de 2008 – O Comitê Gestor no Amazonas da campanha “O que você tem a ver com a corrupção” realizou neste último domingo (31/08), das 08h às 13h30, na Feira de Artesanato do Amazonas da Eduardo Ribeiro, atividade cultural e de panfletagem contra a corrupção nas eleições municipais.
A tenda do Comitê Gestor ficou localizada na área de alimentação localizada na rua 24 de Maio, em frente ao Palácio do Comércio, tendo recebido a visita de mais de 200 cidadãos que buscavam informações sobre as ações do Comitê Gestos na capital e nos municípios do Amazonas. A tenda contou com a presença do Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Desembargador Ari Moutinho e dos delegados da Policia federal, Pablo Oliva e Wesley Sirlam representaram a instituição.
A ação do Comitê Gestor cumpre pauta de divulgação do trabalho educativo para o VOTO CONSCIENTE: "Voto e corrupção não é a melhor opção". Foram distribuídos panfletos informativos sobre “Voto e Corrupção” e sobre as várias campanhas das instituições participantes do Comitê Gestor, como: Controladoria-Geral da União; Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas; Ministério Público do Estado do Amazonas. Na "tenda" do Comitê Gestor a presença do DJ Michel, deu o apoio na divulgação do "jingle" da campanha do voto consciente, criado pelo Movimento Contra a Corrupção. Além disto, houve a apresentação aos visitantes dos vídeos do TSE, atualmente veiculados na TV, bem como do vídeo da campanha “O que você tem a ver com a corrupção”.
No livro de assinaturas, além de se identificarem, os visitantes inovaram, solicitando seminários, palestras e a presença da estrutura do Comitê Gestor no Amazonas para eventos com comunidades, escolas e, até empresas do Distrito Industrial. As solicitações foram deixadas por escrito, juntamente com nomes, telefones e endereços dos interessados. Em função disto a coordenação do Comitê deverá reestruturar sua agenda de eventos até o fim do ano.
O Tribunal Regional Eleitoral fez questão de disponibilizar aos eleitores duas urnas para esclarecer o funcionamento do voto eletrônico.
Durante toda a manhã e início da tarde os representantes das instituições integrantes do Comitê Gestor esclareceram e entregaram material de leitura aos visitantes da feira. Para atingir um maior número de pessoas as equipes se revezavam no que foi chamado de “arrastão” contra a corrupção, descendo a Eduardo Ribeiro, esclarecendo e conversando sobre os parâmetros e objetivos da Campanha “O que você tem a ver com a corrupção”.
São instituições integrantes do Comitê Gestor no Amazonas: Ministério Público do Estado do Amazonas; Seduc; Tribunal de Contas do Estado; Procuradoria-Geral do Ministério Público junto ao TCE; 1ª Vara de Fazenda Pública Estadual ; Controladoria-Geral da União no Amazonas; Superintendência da Polícia Federal do Amazonas; Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Amazonas; Associação Amazonense do Ministério Público; Universidade do Federal Amazonas; Universidade do Estado do Amazonas; Sindicato dos Jornalistas do Estado do Amazonas; Tribunal Regional Eleitoral. O Comitê Gestor do Amazonas também tem o apoio da Federação das Indústrias do Amazonas.