Pará
Acções do Documento
Você está aqui: Entrada Notícias Pará

Manaus, 1º de julho de 2008 (Folha Online, 01/07) – A Santa Casa de Misericórdia de Belém entregou nesta segunda-feira ao Ministério Público Estadual do Pará os documentos relacionados às mortes de 20 bebês nos últimos nove dias.
De acordo com a Promotoria, os documentos esclarecem procedimentos médicos e informam as causas das mortes das crianças. Os promotores de Justiça da Infância e da Juventude vão pedir ao Conselho Regional de Medicina um parecer sobre a qualidade das providências adotadas e se as mortes poderiam ser evitadas.
A documentação também será encaminhada para abertura de inquérito policial. Até quinta-feira (3), os promotores devem receber a documentação dos cemitérios onde as crianças foram enterradas. O Ministério Público não divulgou quais foram as causas das mortes dos bebês.
A Santa Casa de Misericórdia deve entregar hoje um relatório semelhante para o governo do Estado. Hoje, ninguém na instituição de saúde foi encontrado para falar sobre o assunto.
Além das investigações do Ministério Público e do governo do Estado, o Ministério da Saúde também enviou hoje uma equipe de quatro auditores a Belém para acompanhar as investigações que estão sendo feitas no local. O objetivo é auxiliar a Secretaria de Saúde do Pará na busca de soluções para a Santa Casa.
Como solução provisória, o governo paraense negocia o aluguel de 20 leitos de UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) neonatais de hospitais privados.


Av. Cel. Teixeira, 7995 - Nova Esperança - CEP: 69030-480 - Manaus/AM - (092) 3655-0500