UFAM e UNIP são as vencedoras do primeiro dia de júri.
Manaus, 27 de outubro de 2009(MP-AM) - Os estudantes de direito da Universidade Federal do Amazonas, Diego Marcelo Gonçalves, Élida de Lima Reis e Josemar Berçot Rodrigues Júnior, e da Universidade Paulista, Fiorella Del Milagro, Ariadney Carvalho de Souza e Daniel Marcelo Benvenutti tiveram as teses vencedoras no primeiro dia de júri simulado. A UFAM atuou na acusação e a UNIP na defesa. Cada equipe teve uma hora para apresentar sua tese.
Pela manhã, a Universidade Federal do Amazonas enfrentou a Escola Superior Batista do Amazonas (ESBAM). Os representantes da UFAM, atuando como Ministério Público, argumentaram homicídio qualificado (crime à traição). Como no processo não havia prova para a qualificadora, a UFAM pediu condenação por homicídio simples e a tese da ESBAM, de legítima defesa, não foi aceita pelos jurados.
2ª sessão
O embate entre Universidade Paulista e UEA garantiu emoção durante a tarde. Do conjunto de 25 jurados, dos quais sete são sorteados para o julgamento, três foram recusados pela UEA. O processo tinha como réu Milton Amaral*, 24 anos, acusado do homicídio da senhora Selma Meirelles*, ocorrido no dia 26 de outubro de 2008, no município de Manaquiri, interior do Amazonas. O MP (UEA) pediu a condenação do réu a uma pena de 30 anos de reclusão por homicídio triplamente qualificado em concurso com ocultação de cadáver. A defesa pediu condenação por homicídio simples. Os jurados votaram com a defesa (UNIP), uma vez que por 04 votos a 03, eles entenderam que o crime não foi cometido por meio cruel.
Agora pela manhã, o embate é entre ULBRA (defesa) e UNINORTE (acusação). A sessão será presidida pelo juiz de direito Jorge Mendes. Representam a UNINORTE, os alunos Marcella Santos Doliveira, Caio Tasso Silva Queiroz dos Santos e Diego Gabriel Ferreira da Silva. Representam a ULBRA os alunos Tayanne Cunha de Carvalho, Régis Ferreira Machado e Pedro Felipe Nascimento da Mota.
*Nomes fictícios para preservar a real identidade dos envolvidos
Assessoria de Comunicação