Manaus, 31 de agosto de 2009 (MP-SP) - O Ministério Público, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) – Núcleo Sorocaba e da 1ª Promotoria de Justiça Criminal de Itu, ofereceram na tarde da última sexta-feira (28) ao Juízo da Segunda Vara Criminal da Comarca de Itu, denúncia (acusação formal) contra Januário Rena, ex-secretário municipal de Administração de Sorocaba, preso em flagrante no último dia 15, em um motel daquela cidade, em companhia de três adolescentes.
O Inquérito Policial foi relatado com a identificação de três vítimas. Diligências posteriores, realizadas pelo Gaeco, identificaram outras seis menores, igualmente vítimas, que também foram ouvidas. Iniciativa do Gaeco resultou, ainda, na apreensão de computadores que estão sendo submetidos à perícia.
Januário Rena foi denunciado por estupro, atentado violento ao pudor e por submissão de criança à prostituição ou à exploração sexual. O Gaeco continua investigando, paralelamente, o envolvimento e a responsabilização de outras pessoas no caso.
Os promotores do Gaeco-Núcleo Sorocaba elogiaram a contribuição da Polícia Civil no caso, especialmente da Delegacia da Infância e Juventude de Sorocaba, da Delegacia de Itu e da Delegacia de Defesa da Mulher de Salto.