Plano Diretor de Manaus
Acções do Documento
Você está aqui: Entrada Notícias Plano Diretor de Manaus

Ministério Público do Amazonas participa de audiência pública na Câmara Municipal de Manaus que discute diretrizes

MPE discute Plano Diretor

Manaus 04 de novembro de 2008 – O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE), através da 7ª Procuradoria de Justiça e da 63° Promotoria de Urbanismo, participou na manha desta terça-feira na Câmera Municipal de Manaus (CMM) da revisão do Plano Diretor da cidade, que tem como presidente da comissão o vereador Marcelo Ramos.

Segundo a Procuradora de Justiça Jussara Pordeus e Silva, da 7ª Procuradoria de Justiça, a Revisão de Plano Diretor precisa de diagnóstico da realidade e da necessidade, incluindo informações do que está defasado, desde a sua criação em 2002.

A situação das propriedades também deve ser avaliada. Existem muitos espaços vazios na área urbana que não são aproveitados, como casas e terrenos abandonados. A não adequação dos espaços irá sofrer condições do parágrafo quarto, Artigo 182, que é a notificação pra edificação obrigatória.

De acordo com a Procuradora de Justiça, o debate deve se estender às comunidades, aos movimentos populares, com reuniões nos bairros para discutir quais são problemas de cada região. “Eles (a população) que têm que dizer o que falta, isso e impossível em menos de seis meses”, enfatiza a Procuradora de Justiça.

O promotor de Justiça Paulo Stélio Sabbá, da 63° Promotoria de Urbanismo disse que ficou "perplexo" com a maneira rápida com a audiência pública que foi articulada. " A discussão da revisão nao foi divulgada com isso impedindo a particpação da população", disse ainda que o (MPE) está para ajudar no processo e não para fiscaliza-lo.  

Segundo o Presidente da Comissão, vereador Marcelo Ramos, a revisão do plano diretor tem como objetivo ser um instrumento que ajude de forma organizada a planejar o futuro da cidade.

O que é Plano Diretor?


O Plano Diretor é uma lei municipal que estabelece diretrizes para a ocupação da cidade. Ele deve identificar e analisar as características físicas, as atividades predominantes e as vocações da cidade, os problemas e as potencialidades. É um conjunto de regras básicas que determinam o que pode e o que não pode ser feito em cada parte de cidade.

É processo de discussão pública que analisa e avalia a cidade que temos para depois podermos formular a cidade que queremos. Desta forma, a prefeitura em conjunto com a sociedade, busca direcionar a forma de crescimento, conforme uma visão de cidade coletivamente construída e tendo como princípios uma melhor qualidade de vida e a preservação dos recursos naturais.

O Plano Diretor deve, portanto, ser discutido e aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionado pelo prefeito. O resultado, formalizado como Lei Municipal, é a expressão do pacto firmado entre a sociedade e os poderes Executivo e Legislativo.


Assessoria de Imprensa MPE-AM
(92)3655-0683/9602-1566
E-mail: imprensa@mp.am.gov.br


Av. Cel. Teixeira, 7995 - Nova Esperança - CEP: 69030-480 - Manaus/AM - (092) 3655-0500