Manaus, 28 de março de 2008 (Blog do Josias, apud Folha Online) – O Promotor José Carlos Blat, do Ministério Público de São Paulo, investiga a existência de caixa dois em supostas doações de uma cooperativa de bancários para o PT.
Verbas da cooperativa Bancoop (Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo), presidida até dezembro de 2002, pelo atual presidente do PT, Ricardo Berzoini, teriam sido repassadas em campanhas petistas de 2002 e 2004.
Em nota, Berzoini negou a existência de vínculos monetários da cooperativa com o PT. Berzoini diz que repudia "a utilização de informações vagas e inconsistentes" para resguardar sua honra.
Segundo a Folha Online, o MP investiga o caso desde junho do ano passado, mas somente neste mês descobriu a relação política da Bancoop com o PT por meio do depoimento de um empreiteiro que prestava serviços à cooperativa.
A Justiça de São Paulo já decretou a quebra dos sigilos bancários e fiscal dos diretores da cooperativa e de seus dirigentes em julho do ano passado, mas até o momento o Ministério Público ainda não recebeu as informações para concluir o inquérito e oferecer denúncia.