PGJ assina termo de adesão ao Projeto Amazônia Conectada

IMG-20161201-WA0008

 

Na manhã desta quinta-feira, 01 de dezembro, o Procurador-Geral de Justiça Fábio Monteiro e o General Decílio Sales, assinaram o termo de adesão do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) ao Programa Amazônia Conectada, do Exército Brasileiro (Centro Integrado de Telemática).

A cerimônia foi realizada na sede da Procuradoria-Geral de Justiça e contou com as presenças da Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos Leda Mara Nascimento Albuquerque, do Corregedor-Geral José Roque Nunes Marques,  do Promotor de Justiça Carlos Sérgio Edwards Freitas (ACAO), do diretor de planejamento do MP-AM, José Alberto, e do diretor de tecnologia da informação e comunicação, Leandro Viana.

A adesão do MP-AM ao projeto que visa levar internet de qualidade aos municípios do interior do Amazonas é considerada um marco para a instituição, pois, dará celeridade à prestação de serviços pelo Ministério Público às populações do interior. Para o Procurador-Geral de Justiça Fábio Monteiro, a parceria com o Exército brasileiro é concretizada em um momento especial. “Teremos condições de otimizar o serviço do Ministério Público no interior do estado. No início de 2017 daremos posse a novos Promotores para dotar todos os municípios com Promotores de Justiça, portanto, é evidente que um sistema de internet de qualidade vem ao encontro do anseio da atividade ministerial em benefício da população”, afirmou o Procurador-Geral.

De acordo com o Coordenador do Projeto Amazônia Conectada, General Decílio Sales, a entrada efetiva do MP-AM no programa é a garantia de que o trabalho avançará ainda mais. “Não existe uma previsão orçamentária para o projeto desde o início do ano, por isso esse trabalho de parceria é constante para viabilizar o Amazônia Conectada, então a adesão do Ministério Público é fundamental para a implantação da atual fase do projeto em 2016 e conclusão prevista para meados de 2017”, destacou o General.

 

IMG-20161201-WA0006


Os recursos necessários para que o Ministério Público do Amazonas efetivasse a adesão ao projeto foram viabilizados por emenda parlamentar do Senador Omar Aziz (PSD-AM) no valor de R$1,5 milhão.

Projeto Amazônia Conectada

O Amazônia Conectada consiste num programa do Exército Brasileiro que tem por objetivo  implementar um canal robusto de telecomunicações, centrado em um backbone de cabos ópticos subfluviais lançados nos leitos dos afluentes da bacia amazônica, a partir do qual vários serviços serão disponibilizados em toda a Amazônia.
Em novembro de 2014, Exército Brasileiro, Governo do Amazonas, Rede Nacional de ensino e Pesquisa (RNP), PRODAM e IPAAM assinaram Memorando de Entendimentos para a criação de um Programa com a meta de levar a banda larga à Amazônia Ocidental.

O projeto Amazônia Conectada foi lançado oficialmente em julho de 2015, no Comando Militar da Amazônia, em Manaus. Ele foi criado para fazer a conexão dos municípios isolados da região amazônica através de fibra óptica que deve percorrer cerca de 8 mil km nos leitos dos rios, já que os caminhos hidroviários são as estradas naturais da região. Além disso, a rota de cabo ao longo do leito do rio causa menos danos ambientais do que a construção de estradas na floresta tropical. A adoção do programa é considerada pelo Exército brasileiro um novo marco de desenvolvimento do país através da informação e do conhecimento que serão disponibilizados por meio da internet banda larga.