MP-AM obtém liminar que determina o aumento de efetivo da PM em Coari

 

COARI MATÉRIA

 

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Coari (1ª PJC), obteve liminar na Justiça Amazonense que determinou a lotação de 22 policiais militares, no prazo máximo de 30 dias, no 5º Batalhão da Polícia Militar do Estado do Amazonas, naquele município. A decisão, proferida no dia 22 de setembro de 2016, também prescreve que, em 60 dias, outros 21 policiais militares sejam lotados em Coari.


“O município de Coari conta, atualmente, com somente 33 policiais em seu efetivo, o que resulta na insustentável proporção de um policial para cada 2.544 habitantes”, argumentou, no pedido de liminar, o Promotor de Justiça Clóvis Roberto Soares Muniz Barreto, que responde pelas duas Promotorias de Coari.


Para o Membro do MP-AM no Município, Coari encontra-se prestes a entrar em “situação de verdadeiro caos”, com o aumento da violência e criminalidade, onde, segundo ele, “estão ocorrendo tiroteios à luz do dia”.
“Fato que, aliado ao pífio contingente de policiais militares disponíveis, está resultando numa insustentável situação de insegurança da população, visto que a cidade está prestes a ser dominada pela criminalidade”, argumentou.


A decisão estabeleceu, ainda, uma multa diária no valor de R$ 5 mil, com limite máximo de R$ 500 mil, que deverá ser paga pelo Estado do Amazonas, pelo Secretário de Estado de Segurança Pública e pelo Comandante Geral de Polícia Militar, em caso do não cumprimento da decisão.