Ato Assunto
Apresentação

20170123 171009.com frase

O Ministério Público do Estado do Amazonas deu início à implantação de um novo modelo de gestão, conforme preceitua a Resolução nº 147, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), visando a melhoria dos serviços prestados pelo órgão ministerial à sociedade amazonense. O contrato firmado pela Procuradoria-Geral de Justiça do Estado do Amazonas com a Brainstorming Assessoria de Planejamento e Informática, no dia 23 de janeiro de 2017, marca o início de uma nova fase no MP-AM, com o uso da tecnologia de gestão para o planejamento estratégico de suas ações internas e junto à sociedade.

O processo de planejamento tem como marco inicial a contratação da Brainstorming Assessoria de Planejamento e Informática, no dia 23 de janeiro de 2017. O contrato foi firmado pela Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Leda Mara Nascimento Albuquerque, e pelo diretor da Brainstorming Consultoria e Treinamento, Raul Grunbach, na presença de técnicos da empresa, membros e diretores do MP-AM.

“Vivemos um momento que já não comporta mais uma instituição da magnitude do MP sem planejamento estratégico. Queremos responder da melhor forma aos anseios da sociedade e, para isso, precisamos pensar a nossa instituição, precisamos planejar as nossas ações, num processo que envolva todos os seus integrantes, em todas as unidades, mesmo as mais distantes”, declarou a Subprocuradora.

foto

A adoção do modelo estratégico de gestão é resultado de um ano e meio de esforço concentrado da Diretoria de Planejamento pela implantação do planejamento estratégico no âmbito do órgão ministerial.

“Eu vim ao MP-AM para isso. Uma convergência de fatores internos e externos contribui para o êxito do projeto e o cenário social exige: a razão principal do planejamento estratégico na instituição é atender da melhor forma possível os anseios da sociedade a que servimos”, resumiu o Diretor, José Alberto Machado.

20170123 171057 com frase dr alberto

O Planejamento Estratégico do MP-AM vem sendo feito em etapas. Oficializada a contratação da empresa – Brainstorming Assessoria de Planejamento e Informática – em fevereiro de 2017, teve início a fase de diagnóstico, com a identificação e inserção do sistema organizacional do MP-AM no sistema digital de suporte ao planejamento estratégico. O diagnóstico visa uma dupla avaliação: interna, para identificação dos pontos fortes e fracos dos macroprocessos e recursos utilizados, e externa, para avaliação das variáveis externas e atores no ambiente onde o órgão está inserido.

O processo, complexo e criterioso, é desenvolvido na plataforma brainstormingweb e exige, além da participação dos membros e servidores, a capacitação para uso dos sistemas que integram o Método Grumbach de gestão estratégica, desenvolvido pela Brainstorming em bases totalmente informatizadas. Por meio da transferência de expertise, membros e servidores são habilitados a dar sequência à gestão estratégica, na fase de execução do Plano Estratégico em elaboração no MP-AM.

A participação de membros e servidores se dá por meio dos diversos grupos constituídos internamente com vistas ao êxito do processo de planejamento. O Decisor Estratégico, que representa a administração superior do MP-AM, é o responsável maior pelo andamento de todo o processo, podendo intervir, quando julgar necessário, ou sendo chamado a atuar em momentos-chave, quando a atuação do Grupo de Controle se faz insuficiente.

O Grupo de Controle, como o próprio nome indica, é a equipe designada pelo Decisor Estratégico para acompanhar e conduzir o planejamento. Constituída por integrantes das áreas de planejamento e gestão, inclui, ainda, servidores de outras unidades estratégicas do MP-AM. É o primeiro a receber o conhecimento metodológico e atua como intermediário da consultoria junto aos demais integrantes da instituição, com quem deve compartilhar as informações recebidas, com vistas à execução do planejamento.

O Núcleo de Sistematização é formado por gestores das diversas unidades do MP-AM, incluindo-se áreas meio e fim. Os integrantes deste grupo são convocados a participar do processo, sendo responsáveis pela estruturação e consolidação em sistema digital das informações necessárias ao diagnóstico interno e externo da instituição. Também cabe ao Núcleo de Sistematização a tarefa de sugerir e analisar medidas de âmbito interno e externo, propondo estratégias e iniciativas para a composição do Plano Estratégico da instituição ministerial. Dentre os grupos internos, há, ainda, a participação do Comitê de Planejamento, que é formado por todos, membros ou servidores, que se voluntariam para participar do Planejamento Estratégico, ao longo de todo o projeto.

O Planejamento Estratégico prevê, ainda, a participação de convidados externos, que atuam no processo como peritos. Este grupo é composto por especialistas de diversas áreas de conhecimento, convidados a colaborar na construção de Cenários Prospectivos para o MP-AM, por meio de sua participação em uma pesquisa Delphi, para convergência de opiniões. A pesquisa está pronta, contendo doze questões referentes a temas de interesse e impacto sobre a atuação do órgão ministerial. Qualquer cidadão interessado pode participar do processo, respondendo às questões disponibilizadas no portal.