MP-AM oferece Ação Civil para que o município de Borba acolha crianças e adolescentes abandonados

BORBA CIDADE

 

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), pela Promotoria de Justiça de Borba (PJB), ajuizou Ação Civil Pública (ACP) para forçar o Município de Borba a implementar, no prazo de 60 dias, serviço de acolhimento a crianças e adolescentes abandonados ou em condições de risco pessoal. A ACP foi impetrada no dia 06 de novembro de 2018 e demanda, além da destinação de um imóvel em boas condições para o abrigo, a organização de equipe de profissionais, ainda que em caráter provisório, e o funcionamento ininterrupto do abrigo, 24 horas por dia. No caso de descumprimento das medidas, o MP-AM requereu a aplicação de multa pessoal ao Prefeito e à Secretária Municipal de Assistência Social de Borba.

“Percebo, com bastante tristeza, que até a presente data, o Município Requerido ainda não ofereceu à comunidade os recursos e programas que lhe couberam com o advento da Lei 8.069/90 (Estatuto da Criança de do Adolescente), não contemplando suas crianças e adolescentes carentes com o mínimo necessário em termos de atendimento”, observou o Promotor de Justiça Leonardo Tupinambá do Valle, titular da PJ de Borba.

Ante a inexistência de serviço de acolhimento aos adolescentes e crianças abandonadas no Município, o Promotor argumenta que a falta de adoção de políticas públicas que efetivamente garantam os direitos das crianças e adolescentes agrava o problema da evasão escolar e do consumo desenfreado de drogas entre esses jovens, os quais, na opinião do Promotor de Justiça, “terminam por serem abandonados por seus genitores”.


Últimas Notícias
PGJ se reúne com Secretário da Susam e MP-AM acompanhará de perto crise na saúde

Notícias
Nesta sexta-feira, 16 de novembro, a Procuradora-Geral de Justiça Leda Mara Nascimento Albuquerque se reuniu com o...
MP-AM participa de solenidade na Aleam para homenagear magistrado

Notícias
Na manhã da última quarta-feira (14), o Juiz Titular da 4ª Vara de Fazenda Pública, Paulo Fernando de Britto...
Ceaf realiza palestra sobre o uso da neurolinguística em interrogatórios

Notícias
  O Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM)...
MP-AM ajuíza ação de improbidade contra ex-prefeito de Lábrea

Notícias
O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), por meio da Promotoria de Justiça de Lábrea, propôs Ação...