Procurador-Geral de Justiça reinaugura Memorial do Ministério Público do Estado do Amazonas

abertura


Na manhã desta quarta-feira, 10 de outubro, o Procurador-Geral de Justiça Carlos Fábio Braga Monteiro reinaugurou o Memorial do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) no hall do auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça.


Membros e servidores, além de Membros aposentados do MP-AM, participaram da solenidade. A Desembargadora Socorro Guedes, egressa do Ministério Público e ex-Procuradora-Geral de Justiça, também esteve presente à cerimônia.

Para o PGJ, reinaugurar o Memorial tem um grande simbolismo, pois o MP mostra a preocupação e o cuidado em cuidar da própria história frente aos esforços e discussões realizados para modernizar e capacitar a Instituição para os desafios do presente e do futuro. “Estamos discutindo sobre a aquisição de robôs, do ponto de vista da informática, que visem o cruzamento de dados e auxiliem na atuação ministerial. Esse evento tem um simbolismo, pois uma Instituição não pode olhar para o futuro sem preservar e valorizar o seu passado, a sua história e quem realmente construiu isso, só é possível estarmos discutindo sobre o futuro, sobre aquilo que a população espera de nossa atuação para os próximos anos, se nós tivermos a consciência de que toda uma trajetória foi construída”, destacou o Procurador-Geral.

 

encerramento


A placa de inaguração foi descerrada pelo Procurador-Geral de Justiça Fábio Monteiro, a Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos Admnistrativos Leda Albuquerque, e as Promotoras de Justiça Christianne Corrêa e Sheyla Carvalho, integrantes da Comissão formada para reativação do Memorial.

A Desembargadora Socorro Guedes saudou a todos os presentes e homenageou o Procurador-Geral, que deixa a chefia do órgão ministerial na próxima segunda-feira, 15 de outubro, registrando a passagem honrosa pelo Pleno do Tribunal de Justiça nos últimos 4 anos. ”Quero parabenizar Dr. Fábio, ontem nós tivemos a oportunidade, na última sessão do Pleno, que sua excelência esteve conosco, membro do Pleno como PGJ, e foi saudado por quase todos os colegas que ali integram, onde eu tive a oportunidade de falar sobre duas características suas que para mim são muito fortes, além de sua inteligência e competência, a sua serenidade, se portando de acordo, mesmo nos momentos de maior crise, sendo sempre ético e conquistando assim o carinho de todos. Tenho certeza que a sua carreira, passando por aqui, como foi para mim, é de uma grandíssima honra estar à frente do Ministério Público. O MP ainda tem muito a ganhar com a sua contribuição”, afirmou a Desembargadora.

 

materia 2

 

Acervo mostra história do MP-AM


O espaço cultural tem como objetivo conservar a história do MP-AM com documentação, instrumentos e paisagens que retratam a história da Instituição.
O Memorial possui um acervo composto pela Galeria de fotos dos ex-Procuradores-Gerais de Justiça do Ministério Público, vestes talares de Procurador e Promotor de Justiça, documentos históricos de fundamental importância para o MP, como a primeira Lei Orgânica do MP, de 1937, painéis alusivos a fatos históricos relevantes e notáveis ex-membros, e exemplares das condecorações outorgadas pelo Ministério Público Estadual, além de publicações institucionais.

 

materia 3


Para o historiador Dillings Maquiné, o trabalho de coleta de documentos e incremento do acervo vai continuar. “O próximo passo é ter acesso aos aportes documentais que estão nas promotorias do interior e vamos realizar também um levantamento junto aos arquivos da Procuradoria-Geral do Estado, daí teremos mais subsídios para mostrar com mais detalhes essa história bonita que o Ministério Público escreveu junto à sociedade e aos poderes constituídos, sendo uma Instituição fundamental para a defesa da democracia, dos princípios constitucionais e dos interesses da sociedade”, adiantou.


“Tivemos um trabalho que envolveu um levantamento gráfico e computação gráfica para a restauração de documentos e fotos, dando a eles o mesmo padrão das fotos atuais, além de documentos históricos que estão no acervo, o qual será sempre atualizado por qualquer pessoa que tenha um documento histórico da nossa instituição e desejar colaborar para ao aumento de nosso acervo, sendo ele de visitação pública após sua reinauguração”, destacou a Promotora de Justiça Sheyla Carvalho.

1539202388584764


Últimas Notícias
MP-AM instaura inquérito para investigar condições de abatedouro em Benjamin Constant

Notícias
O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), pela Promotoria de Justiça de Benjamin Constant (PJBC),...
Delegada alvo de representação do MP-AM é presa em operação da Polícia Civil

Notícias
  O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), pela Promotoria de Justiça de Codajás, ofereceu...
MP-AM participa da semana do Juizado Itinerante em Manaquiri

Notícias
    O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), por meio da Promotoria de Justiça de Manaquiri,...
MP-AM participa do Projeto Tribuna Jurídica, da Esmam

Notícias
Nesta quarta-feira, 17 de outubro, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) teve participação destacada...