Procurador-Geral de Justiça reinaugura Memorial do Ministério Público do Estado do Amazonas

abertura


Na manhã desta quarta-feira, 10 de outubro, o Procurador-Geral de Justiça Carlos Fábio Braga Monteiro reinaugurou o Memorial do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) no hall do auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça.


Membros e servidores, além de Membros aposentados do MP-AM, participaram da solenidade. A Desembargadora Socorro Guedes, egressa do Ministério Público e ex-Procuradora-Geral de Justiça, também esteve presente à cerimônia.

Para o PGJ, reinaugurar o Memorial tem um grande simbolismo, pois o MP mostra a preocupação e o cuidado em cuidar da própria história frente aos esforços e discussões realizados para modernizar e capacitar a Instituição para os desafios do presente e do futuro. “Estamos discutindo sobre a aquisição de robôs, do ponto de vista da informática, que visem o cruzamento de dados e auxiliem na atuação ministerial. Esse evento tem um simbolismo, pois uma Instituição não pode olhar para o futuro sem preservar e valorizar o seu passado, a sua história e quem realmente construiu isso, só é possível estarmos discutindo sobre o futuro, sobre aquilo que a população espera de nossa atuação para os próximos anos, se nós tivermos a consciência de que toda uma trajetória foi construída”, destacou o Procurador-Geral.

 

encerramento


A placa de inaguração foi descerrada pelo Procurador-Geral de Justiça Fábio Monteiro, a Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos Admnistrativos Leda Albuquerque, e as Promotoras de Justiça Christianne Corrêa e Sheyla Carvalho, integrantes da Comissão formada para reativação do Memorial.

A Desembargadora Socorro Guedes saudou a todos os presentes e homenageou o Procurador-Geral, que deixa a chefia do órgão ministerial na próxima segunda-feira, 15 de outubro, registrando a passagem honrosa pelo Pleno do Tribunal de Justiça nos últimos 4 anos. ”Quero parabenizar Dr. Fábio, ontem nós tivemos a oportunidade, na última sessão do Pleno, que sua excelência esteve conosco, membro do Pleno como PGJ, e foi saudado por quase todos os colegas que ali integram, onde eu tive a oportunidade de falar sobre duas características suas que para mim são muito fortes, além de sua inteligência e competência, a sua serenidade, se portando de acordo, mesmo nos momentos de maior crise, sendo sempre ético e conquistando assim o carinho de todos. Tenho certeza que a sua carreira, passando por aqui, como foi para mim, é de uma grandíssima honra estar à frente do Ministério Público. O MP ainda tem muito a ganhar com a sua contribuição”, afirmou a Desembargadora.

 

materia 2

 

Acervo mostra história do MP-AM


O espaço cultural tem como objetivo conservar a história do MP-AM com documentação, instrumentos e paisagens que retratam a história da Instituição.
O Memorial possui um acervo composto pela Galeria de fotos dos ex-Procuradores-Gerais de Justiça do Ministério Público, vestes talares de Procurador e Promotor de Justiça, documentos históricos de fundamental importância para o MP, como a primeira Lei Orgânica do MP, de 1937, painéis alusivos a fatos históricos relevantes e notáveis ex-membros, e exemplares das condecorações outorgadas pelo Ministério Público Estadual, além de publicações institucionais.

 

materia 3


Para o historiador Dillings Maquiné, o trabalho de coleta de documentos e incremento do acervo vai continuar. “O próximo passo é ter acesso aos aportes documentais que estão nas promotorias do interior e vamos realizar também um levantamento junto aos arquivos da Procuradoria-Geral do Estado, daí teremos mais subsídios para mostrar com mais detalhes essa história bonita que o Ministério Público escreveu junto à sociedade e aos poderes constituídos, sendo uma Instituição fundamental para a defesa da democracia, dos princípios constitucionais e dos interesses da sociedade”, adiantou.


“Tivemos um trabalho que envolveu um levantamento gráfico e computação gráfica para a restauração de documentos e fotos, dando a eles o mesmo padrão das fotos atuais, além de documentos históricos que estão no acervo, o qual será sempre atualizado por qualquer pessoa que tenha um documento histórico da nossa instituição e desejar colaborar para ao aumento de nosso acervo, sendo ele de visitação pública após sua reinauguração”, destacou a Promotora de Justiça Sheyla Carvalho.

1539202388584764


Últimas Notícias
MP-AM e OAB/AM promovem campanha de Ação de Natal

Notícias
    O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) e a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional...
PGJ prestigia diplomação dos eleitos em solenidade do TRE/AM

Notícias
  Os eleitos nas Eleições Gerais 2018 foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas em sessão...
Promotor de Justiça recebe título de Cidadão Airãoense

Notícias
    No último dia 14 de dezembro, o Promotor de Justiça João Ribeiro Guimarães Netto, foi homenageado...
MP-AM e MPF participam da ação “Jornada da Saúde: Vacinar é proteger’’

Notícias
  O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), representado pela Promotora de Justiça Claudia Câmara e...