Justiça concede liminar que determina a construção de presídio em Barcelos-AM

Barcelos

O Ministério Público do Estado do Amazonas obteve decisão liminar da Justiça que determina ao Governo do Estado a adoção das providências para construção de um presídio no município de Barcelos. A decisão proferida pela juíza Tânia Mara Granito atende a pedido da Promotoria de Justiça daquele município, localizado a 401 quilômetros de Manaus, diante do uso da carceragem da Delegacia de Polícia para abrigar presos condenados pela Justiça.

O titular da Promotoria de Justiça de Barcelos, Márcio Pereira de Mello, ajuizou a Ação Civil Pública com pedido de liminar em face do Estado do Amazonas diante da inexistência de unidade prisional que atenda minimamente os presos provisórios e definitivos da Justiça na Comarca de Barcelos. Os presos permanecem na carceragem da Delegacia de Polícia, local não possui a mínima estrutura física, de pessoal e de material, para funcionamento como presídio, privados dos direitos básicos de alimentação, higiene, recreação e atendimentos médico, odontológico, jurídico, psicológico e assistencial, em total desrespeito à Lei de Execuções Penais.

A decisão liminar determina ao Estado do Amazonas que, no prazo de 120 dias, apresente todas as providências que adotará para a construção de uma unidade prisional no município de Barcelos, com cronograma de execução em prazo não superior a dois anos, sob pena de pagamento de multa diária no valor de RS 10.000,00 por descumprimento, a ser revertida para o Fundo Municipal de Segurança Pública.


Últimas Notícias
“O MP nas Escolas” – Programa vai a Escola Municipal na zona centro-sul da Capital

Notícias
  Na última quinta-feira (19), a equipe do programa “ O MP nas Escolas” visitou a Escola Municipal Prof....
MP-AM denuncia escrevente cartorário por falsificação de documento oficial em Manicoré

Notícias
O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Manicoré, ofereceu à...
CSMP divulga listas de inscritos em processos de Remoção no Interior e na Capital

Notícias
O Conselho Superior do Ministério Público do Estado do Amazonas publicou, na edição do dia 18 de abril de 2018, do...
Ceaf apresenta Coletânea de Atos Administrativos 2017

Notícias
Está disponível no portal do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) a edição de 2017 da Coletânea de...