Atuação do MP-AM garante recuperação de área verde no conjunto Cophasa

Rua Canudos Cophasa MPAM

O Município de Manaus e o Instituto de Planejamento Urbano de Manaus (Implurb) foram condenados em Ação Civil Pública promovida pelo Ministério Público do Estado do Amazonas, por meio da 62ª PROURB, a demolir imóveis e a fazer a recuperação urbanística de uma área localizada no conjunto Cophasa, Nova Esperança, zona Centro-Oeste de Manaus.

A ACP nº 0258868-16.2011.8.04.0001, de autoria do Promotor de Justiça Aguinelo Balbi Júnior, recebeu decisão favorável do juiz Cezar Luiz Bandiera, estabelecendo prazo de 60 dias para o seu cumprimento, sob pena de multa de R$ 2 mil por dia, a ser dividida entre os requeridos e revertida para o Fundo Estadual do Meio Ambiente. Para surtir efeito, a decisão, proferida contra o Município de Manaus, precisa ser confirmada em 2º Grau pelo Tribunal de Justiça, conforme prevê o art. 496 do Código de Processo Civil.

Segundo o projeto aprovado e a documentação apresentada pelo Implurb, os empreendimentos encontram-se em área de recreação do loteamento. A situação irregular foi ratificada pelos ocupantes, que afirmaram ter buscado regularização junto ao poder público.

A ocupação irregular inclui Recife Lava Jato, Lanchonete Restaurante Recife, Recife Radio Taxi e um lanche sem denominação. O lava-jato ocupa todo o logradouro público, com carros estacionados de forma desordenada, enquanto aguardam a prestação do serviço, sem placas de sinalização, oferecendo prejuízo à locomoção e risco à segurança. O restaurante e radiotáxi construídos sobre o logradouro público, ocupando área de passagem para transeuntes.


Últimas Notícias
Servidores demitidos em período eleitoral serão indenizados pelo Município de Maués

Notícias
Em Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público do Estado do Amazonas, o Município de Maués foi condenado...
MP-AM vai à Justiça pela renovação e manutenção dos veículos de transporte coletivo de Manaus

Notícias
A 81ª Promotoria de Justiça Especializada na Proteção e Defesa do Consumidor (Prodecon) ajuizou na última...
MP-AM denuncia estado falimentar da Fucapi e vai à Justiça para impedir novas matrículas

Notícias
O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), por meio da 47ª Promotoria de Justiça Especializada em...
Sai a lista de inscritos para Remoção à 2ª PJ de Parintins

Notícias
O Conselho Superior do Ministério Público do Estado do Amazonas (CSMP) divulgou hoje, 16 de janeiro de 2018, no...