Academia lidera participação de peritos na Pesquisa de Cenários Futuros para o MP-AM

http://mpam.brainstormingweb.com.br/pesquisa.brain.FACHADA MP

 

Peritos Acadêmicos lideram o ranking de respondentes da pesquisa Cenários Futuros para o Ministério Público do Estado do Amazonas. Dados preliminares da pesquisa confirmam a posição do grupo, que inclui integrantes da comunidade acadêmica do Amazonas e do Brasil. Mais de 7 mil peritos foram convidados a opinar sobre 12 temas de interesse e impacto sobre a atuação do MP-AM, que compõem a pesquisa eletrônica, aberta ao público no dia 23 de março de 2017, no portal institucional (www.mpam.mp.br). Além dos acadêmicos, também foram convidados peritos nacionais, autoridades das três esferas de poder do Amazonas, membros da academia estadual, operadores do Direito, consultores econômicos, líderes empresariais e formadores de opinião.

Destacando o desempenho dos Peritos Acadêmicos, o Procurador-Geral de Justiça Fábio Monteiro reiterou a importância da participação de todos para a gestão estratégica do órgão ministerial nos próximos dez anos. “Extremamente necessário que todas as instituições convidadas participem, todos os Membros e servidores, enfim, que todos participem, porque, com base nesses dados, ou seja, na percepção deles quanto ao futuro, na visão deles sobre como estará o nosso Estado, nossa economia, a sociedade como um todo, vamos poder nos planejar para fazer um Ministério Público realmente eficiente, que atenda aos anseios da nossa população”, declarou o PGJ. 

A pesquisa permanece aberta ao público até 9 de abril de 2017, no endereço http://mpam.brainstormingweb.com.br/pesquisa.brain. Os convidados acessam as questões utilizando a senha enviada por e-mail. O login é o próprio e-mail do convidado, para o qual foi enviado o convite. Demais interessados em participar da pesquisa precisam se cadastrar, informando e-mail, senha e cidade de origem. Os eventos incluem um texto explicativo dos temas abordados e se referem à sua probabilidade de ocorrência até o ano de 2027. Dentre os temas abordados estão: a arrecadação tributária do Estado, a Zona Franca de Manaus, oferta de creches, melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, pavimentação da BR-319 e outros.

Concluída a primeira rodada da pesquisa, os resultados obtidos serão apresentados aos peritos respondentes, a fim de que eles reavaliem suas respostas e se estabeleça uma convergência de opiniões. O resultado final da pesquisa será apresentado e analisado no 7º workshop do Planejamento Estratégico – Geração de Cenários Prospectivos – marcado para os dias 17, 18 e 19 de abril. Utilizando a técnica de impactos cruzados, o evento visa configurar um mapa de cenários futuros para atuação do órgão ministerial, dentre os quais serão identificados o cenário mais provável, o cenário de tendência e o cenário ideal, que servirão de base para a elaboração do Plano Estratégico MP-AM 2017-2027.

Planejamento Estratégico – Visão de Presente

Em âmbito interno, Membros e servidores do MP-AM têm prazo até o final de abril para corrigir, validar e consolidar os dados lançados na plataforma brainstormingweb para a Visão de Presente do órgão ministerial. As medidas para corrigir as deficiências identificados nos processos e recursos da instituição só serão analisadas no 9º Workshop – Análise de Medidas – agendado para os dias 9, 10 e 11 de maio de 2017. Nesta reunião de trabalho, terá início o alinhamento estratégico das medidas apresentadas e inclui a elaboração de uma lista preliminar de objetivos, a análise das medidas, a formulação de estratégias e a definição de iniciativas estratégicas.