Prazo para consolidação de medidas se encerra na próxima segunda-feira, 22 de maio

foto 25 selecionada

 

Prossegue até a próxima segunda-feira, 22 de maio de 2017, o prazo para consolidação de medidas no Planejamento Estratégico do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM). As medidas devem ser agrupadas por similaridade de conteúdo e alinhadas aos objetivos do órgão ministerial, no sistema Puma, da brainstormingweb, pelos participantes do 9º Workshop – Formulação da Estratégia. A consolidação deve ser concluída antes do próximo workshop, previsto para os dias 23, 24 e 25 de maio, quando será elaborada a identidade do MP-AM – visão, missão e valores – com a definição do respectivo Mapa Estratégico (representação gráfica do Balanced Scorecard, BSC ).

Propostas com base no diagnóstico do MP-AM, as medidas devem ser analisadas quanto à sua adequação aos objetivos estratégicos do órgão ministerial, e perspectiva de execução, considerando-se a relação custo/benefício. Outro critério a ser considerado é a aceitabilidade da medida, que compreende, além do aspecto legal, a razoabilidade de sua implementação. Na construção do Mapa Estratégico, os objetivos priorizam a atividade-fim, atribuída constitucionalmente ao MP-AM. As medidas relativas à atividade-meio, devem, portanto, ser agrupadas em iniciativas estratégicas que visem dar suporte à atividade-fim, superando-se a concepção parcial do setor ou unidade, com a junção de esforços e ações voltados ao atingimento dos objetivos da instituição ministerial como um todo.

A formulação de estratégias e iniciativas estratégicas exige um nível maior de reflexão dos participantes envolvidos, que devem assumir uma perspectiva ampliada do MP-AM em seu ambiente de atuação, a fim de alinhar a estratégia aos objetivos preliminarmente traçados. Depois de analisar as medidas e antes de fazer qualquer registro no sistema, faz-se necessário refletir sobre o objetivo genérico a que elas se prestam e sobre o caminho que leva ao alcance desse objetivo. O sistema puma, da brainstormingweb, disponibiliza uma árvore de ‘perspectivas’ previamente estabelecidas, onde devem ser lançadas as propostas de estratégias. Na sequência, dentro das estratégias, devem ser lançadas as iniciativas e, dentro destas, finalmente, as medidas já analisadas.

Tradução da Estratégia

A definição do Mapa Estratégico do MP-AM deve ser feita no próximo workshop – Tradução da Estratégia – a ser realizado nos dias 23, 24 e 25 de maio de 2017. Com participação do decisor estratégico do MP-AM, esta reunião de trabalho tem por objetivo consolidar os objetivos e a identidade estratégica do MP-AM, com definição da visão, missão e valores institucionais. Além disso, os participantes – membros do Grupo de Controle e do Núcleo de Sistematização do Planejamento Estratégico do MP-AM – devem, ainda, analisar a consistência das hipóteses de causa e efeito da Estratégia e dar início aos preparativos para a elaboração do Plano Estratégico, cuja consolidação está prevista para o 11º workshop, nos dias 6, 7 e 8 de junho de 2017.


Últimas Notícias
CEAF abre inscrições para curso de Investigação Criminal

Notícias
O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), por intermédio do Centro de Apoio Operacional de Inteligência,...
Curso “100 Acórdãos do TCU sobre Planejamento e Licitação de Obras Públicas” será realizado na sede do MP-AM

Notícias
  Nos próximos dias 29 e 30 de junho será realizado o curso “100 Acórdãos do TCU sobre Planejamento e...
MP-AM recomenda que Semed não renove contrato com empresa de merenda escolar

Notícias
  O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), em conjunto com o Ministério Público de Contas do Estado...
Equipe de Promotores Especializados da capital impulsiona procedimentos extrajudiciais em Parintins

Notícias
  O município de Parintins, a 369 km de Manaus, foi o segundo a ser atendido pelo Programa criado pela...