Operação Apagar das Luzes, do MP-AM, leva ex-Prefeito do Careiro Castanho à prisão

CAREIRO CASTANHO


O principal indiciado da operação Apagar das Luzes, do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), o ex-prefeito do município de Careiro Castanho, Hamilton Alves Villar, foi preso na última segunda-feira, 17 de abril, por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A prisão aconteceu por volta das 19h, na rodovia BR-319, próximo à feira da Ceasa. O prefeito é suspeito de receber vantagem indevida quando ocupava o cargo público, formação de quadrilha e fraude em licitação. Hamilton Villar foi encaminhado à delegacia do município de Careiro.

“Essa prisão foi fruto de intensas mobilizações, porque ele estava praticamente sumido. A prisão do ex-prefeito não quer dizer que a operação acabou, outras fases virão, porque o esquema de corrupção é muito grande, toda vez que aprofundamos a investigação descobrimos novos esquemas de corrupção. Ainda estamos em busca de provas, com mandados de busca e apreensão sendo cumpridos”, disse o titular da Promotoria de Justiça de Careiro Castanho, Dr. João Guimarães.

A operação “Apagar das Luzes” foi deflagrada no dia 19 de janeiro de 2017, pelo MP-AM, por meio da Promotoria de Justiça do Careiro Castanho, e pela Polícia Civil. A ação conjunta desarticulou uma organização criminosa formada por ex-secretários municipais e empresários que atuavam com fraudes em licitações e desvios de dinheiro da prefeitura.

O grupo é suspeito de cometer os crimes de corrupção passiva e ativa, fraude em licitação, extravio de documentos e peculato. Na ocasião, o ex-prefeito do município, Hamilton Villar (PMDB), que também é suspeito de envolvimento com a quadrilha, não havia sido preso porque obteve na justiça um salvo-conduto.

As investigações iniciaram ainda no período eleitoral, em 2016. Interceptações telefônicas autorizadas pela Justiça apontaram a existência da organização criminosa que intensificou a ação depois das eleições.


Últimas Notícias
Servidores demitidos em período eleitoral serão indenizados pelo Município de Maués

Notícias
Em Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público do Estado do Amazonas, o Município de Maués foi condenado...
MP-AM vai à Justiça pela renovação e manutenção dos veículos de transporte coletivo de Manaus

Notícias
A 81ª Promotoria de Justiça Especializada na Proteção e Defesa do Consumidor (Prodecon) ajuizou na última...
MP-AM denuncia estado falimentar da Fucapi e vai à Justiça para impedir novas matrículas

Notícias
O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), por meio da 47ª Promotoria de Justiça Especializada em...
Sai a lista de inscritos para Remoção à 2ª PJ de Parintins

Notícias
O Conselho Superior do Ministério Público do Estado do Amazonas (CSMP) divulgou hoje, 16 de janeiro de 2018, no...