Operação Apagar das Luzes, do MP-AM, leva ex-Prefeito do Careiro Castanho à prisão

CAREIRO CASTANHO


O principal indiciado da operação Apagar das Luzes, do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), o ex-prefeito do município de Careiro Castanho, Hamilton Alves Villar, foi preso na última segunda-feira, 17 de abril, por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A prisão aconteceu por volta das 19h, na rodovia BR-319, próximo à feira da Ceasa. O prefeito é suspeito de receber vantagem indevida quando ocupava o cargo público, formação de quadrilha e fraude em licitação. Hamilton Villar foi encaminhado à delegacia do município de Careiro.

“Essa prisão foi fruto de intensas mobilizações, porque ele estava praticamente sumido. A prisão do ex-prefeito não quer dizer que a operação acabou, outras fases virão, porque o esquema de corrupção é muito grande, toda vez que aprofundamos a investigação descobrimos novos esquemas de corrupção. Ainda estamos em busca de provas, com mandados de busca e apreensão sendo cumpridos”, disse o titular da Promotoria de Justiça de Careiro Castanho, Dr. João Guimarães.

A operação “Apagar das Luzes” foi deflagrada no dia 19 de janeiro de 2017, pelo MP-AM, por meio da Promotoria de Justiça do Careiro Castanho, e pela Polícia Civil. A ação conjunta desarticulou uma organização criminosa formada por ex-secretários municipais e empresários que atuavam com fraudes em licitações e desvios de dinheiro da prefeitura.

O grupo é suspeito de cometer os crimes de corrupção passiva e ativa, fraude em licitação, extravio de documentos e peculato. Na ocasião, o ex-prefeito do município, Hamilton Villar (PMDB), que também é suspeito de envolvimento com a quadrilha, não havia sido preso porque obteve na justiça um salvo-conduto.

As investigações iniciaram ainda no período eleitoral, em 2016. Interceptações telefônicas autorizadas pela Justiça apontaram a existência da organização criminosa que intensificou a ação depois das eleições.


Últimas Notícias
Proposta recomenda criação de Promotorias de Justiça Especializadas em Segurança Pública nos MPEs

Notícias
O conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Luciano Nunes Maia (foto) apresentou proposta de...
Ministro Mauro Campbell abordará os prejuízos da improbidade administrativa durante palestra na capital amazonense

Notícias
      Todos os dias somos bombardeados com informações sobre os autores de atos de improbidade...
Fonte Boa: MP-AM participa de mobilização de combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Notícias
    O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), por meio da Promotoria de Justiça de Fonte Boa,...
O MP nas Escolas – Estudantes da Escola Therezinha Moura Brasil fazem Júri Simulado

Notícias
O Projeto MP nas Escolas visitou a Escola Municipal Therezinha Moura Brasil, no bairro Compensa, zona Oeste de Manaus....