Resultado da pesquisa de cenários para o MP-AM será apresentado no dia 17 de abril

foto 11

Começa na próxima segunda-feira, 17 de abril de 2017, o Workshop Geração de Cenários Prospectivos do planejamento estratégico do Ministério Público do Estado do Amazonas. O evento tem por objetivo apresentar e analisar o resultado da pesquisa Delphi, realizada no período de 24 de março a 9 de abril de 2017, sobre temas relevantes para a sociedade e de impacto sobre a atuação do órgão ministerial. Com base no resultado da pesquisa, serão definidos os cenários futuros para atuação do MP-AM no horizonte dos próximos dez anos.

Ao longo dos três dias de reunião de trabalho, técnicos da Brainstorming Consultoria de Planejamento e Informática promoverão, em conjunto com a Diretoria de Planejamento do MP-AM, o treinamento sobre geração e interpretação de cenários para Membros e servidores do Ministério Público que integram o Grupo de Controle e Núcleo de Sistematização do Planejamento Estratégico do órgão ministerial.

O primeiro dia de trabalho será direcionado inteiramente à avaliação dos impactos cruzados, ou seja, à análise das relações e influências que exercem entre si os temas (eventos) de impacto abordados na pesquisa Delphi. O trabalho será feito por um grupo restrito de participantes previamente selecionados dentre os convidados para o workshop e consiste na avaliação das mudanças na probabilidade de ocorrência de um determinado evento quando relacionado à ocorrência anterior de algum outro evento. O resultado desta avaliação configura o mapa de cenários futuros possíveis, dentre os quais se destacam o cenário mais provável, o cenário de tendência e o cenário ideal.

No segundo e terceiro dia do workshop, integrantes do Grupo de Controle e Núcleo de Sistematização darão início à interpretação de cenários, com análise de suas consequências e sugestão de medidas (pré ativas) que preparem o MP-AM para o enfrentamento (ou aproveitamento) dos acontecimentos que estão fora de sua área de influência. De forma similar às demais atividades desenvolvidas durante os workshops, o grupo de Membros e servidores treinados dá prosseguimento ao trabalho, após o evento, promovendo o registro dos dados na plataforma brainstormingweb.

Visão de Presente

Voltados para a configuração da Visão de Presente, prosseguem até o final de abril, os trabalhos de validação e consolidação de processos e recursos, causas, consequências e medidas, lançados na plataforma brainstormingweb. A análise desses lançamentos será feita nos dias 9, 10 e 11 de maio de 2017, durante o Workshop Análise de Medidas. Nesta reunião de trabalho, integrantes do Grupo de Controle e do Núcleo de Sistematização farão o alinhamento estratégico das medidas apresentadas, a elaboração de uma lista preliminar de objetivos, a formulação de estratégias e respectivas iniciativas, para compor o Plano Estratégico MP-AM 2017-2027.


Últimas Notícias
MP-AM apoia campanha contra PLS 280/16, a Lei do Abuso de Autoridade

Notícias
  O Ministério Público do Estado do Amazonas aderiu à campanha contra o Projeto de Lei 280/16, que trata sobre...
Corregedoria-Geral anuncia calendário de Correições e Inspeções nas Promotorias de Justiça e CAO-CRIMO

Notícias
A Corregedoria-Geral do Ministério Público do Estado do Amazonas (CGMP), atendendo ao disposto na Resolução nº...
Ação do MP-AM afasta presidente da Federação Amazonense de Futebol por irregularidades em prestações de contas

Notícias
  O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), por meio da 47ª Promotoria de Justiça de Fundações e...
MP-AM e órgãos de defesa do consumidor entram com ação civil pública contra a Eletrobras

Notícias
  Em coletiva de imprensa, realizada na tarde desta terça-feira, 18 de abril, o Ministério Público do Estado do...