MP-AM apresenta novo projeto social para geração de emprego e renda em Alvarães

IMG 03

 

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) por meio da Promotoria de Justiça de Alvarães, organizou e realizou audiência pública no último dia 31 de outubro de 2018, no Plenário da Câmara de Vereadores de Alvarães, para apresentar o Projeto Social Amazônia Viva.

O plenário da Casa Legislativa da comarca ficou lotado, recebendo mais de 120 pessoas, entre autoridades locais, professores e demais interessados. Além do Promotor de Justiça titular da comarca, Roberto Nogueira, compuseram a mesa o gerente regional do SEBRAE, Sr. José Antônio Cardoso Fonseca, o coordenador do CETAM, Sr. Manuel Lima Maia, o gerente do AFEAM, Sr. Paulo Ernesto, o Prefeito de Alvarães, Sr. Edy Rubem Tomás Barbosa, e o Presidente da Câmara de Vereadores, o Sr Maurício Cruz.

A Promotoria de Justiça de Alvarães criou o Projeto Social “Amazônia Viva” como forma de encontrar soluções para a situação de assistencialismo em que vive a comunidade alvaraense, que encontra-se dependente de benefícios assistenciais do INSS e do governo federal, sendo que os empregos se resumem, em regra, à Prefeitura de Alvarães. Durante a audiência pública, foram apresentados os meios de abordagem efetuados pelo SEBRAE, CETAM e AFEAM, de como profissionalizar e financiar novos empreendedores, estimulando a produção a partir da exploração consciente e sustentável dos recursos naturais disponíveis na região.

“No decorrer dos meus 09 anos como Promotor de Justiça no interior do Estado do Amazonas, presenciei a situação em que vivem as diversas comunidades do nosso Estado e, por esse motivo, elaborei o Projeto Social “Amazônia Viva”, contando com a incansável colaboração de minha assessora, a bacharela Marcya Lins Campos, com objetivo de gerar oportunidade de renda para as famílias de Alvarães a partir do uso consciente e sustentável dos recursos naturais, fartamente encontrados na Amazônia. Entendo ser importante contar com a parceria e colaboração do SEBRAE, CETAM, da AFEAM, da Prefeitura e da Câmara dos Vereadores do município de Alvarães/AM para profissionalizar a população e financiar novos empreendimentos, estimulando a contribuição previdenciária, garantindo segurança financeira na melhor idade aos novos segurados e aos seus dependentes” , afirmou o Promotor de Justiça Roberto Nogueira, titular da Promotoria de Justiça de Alvarães, e coordenador do Projeto Social Amazônia Viva.

O projeto já mostra os primeiros resultados, já que o prefeito de Alvarães, Sr. Edy Rubem Tomás Barbosa, comprometeu-se durante a audiência pública a adquirir os equipamentos necessários para a “Escola Marcenaria”, que será implantada em parceria com o CETAM, no início do próximo ano, cuja finalidade principal será formar empreendedores que queiram fazer móveis e objetos a partir de madeira coletada na natureza. Após a formação técnica, que será ministrada pelo Sgt Dias, da reserva do Exército Brasileiro, será implantada a linha de produção a partir do conceito de encubadora.

Também foram abordadas outras possibilidades de geração de renda, como a implantação de uma salgadeira de peixe, retomando, assim, o projeto “Bacalhau do Amazonas”, e de uma despolpadora de frutas. Por fim, ficou consignado que Alvarães integrará o projeto “Farinha da Região de Uarini”, com o objetivo de agregar valor ao principal produto da região. A Promotoria de Justiça de Alvarães acompanhará o desenvolvimento do Projeto Social Amazônia Viva pelo prazo de 01 (um) ano, prorrogável por igual período, por meio de inspeções, reuniões e audiências públicas, ficando à disposição da população e dos colaboradores para garantir a sua efetiva concretização.


Últimas Notícias
PGJ se reúne com Secretário da Susam e MP-AM acompanhará de perto crise na saúde

Notícias
Nesta sexta-feira, 16 de novembro, a Procuradora-Geral de Justiça Leda Mara Nascimento Albuquerque se reuniu com o...
MP-AM participa de solenidade na Aleam para homenagear magistrado

Notícias
Na manhã da última quarta-feira (14), o Juiz Titular da 4ª Vara de Fazenda Pública, Paulo Fernando de Britto...
Ceaf realiza palestra sobre o uso da neurolinguística em interrogatórios

Notícias
  O Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM)...
MP-AM ajuíza ação de improbidade contra ex-prefeito de Lábrea

Notícias
O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), por meio da Promotoria de Justiça de Lábrea, propôs Ação...