PGJ participa de abertura do 2º Encontro Regional do Planejamento Estratégico Nacional do MP em Manaus

45035662512 8e8fa7ec97 z

 

Membros dos Ministérios Públicos dos Estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima e Tocantins reuniram-se nesta terça (3) e quarta-feira (4) na sede da PRT11 para discutir valores, objetivos e ações do Ministério Público Brasileiro para os próximos dez anos. 


Durante a abertura do evento, o presidente da Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Sebastião Caixeta, destacou a necessidade de revisitar premissas dos diagnósticos, mapas estratégicos que foram construídos, atualizando-os aos novos desafios e cenários que se apresentam nessa nova quadra do ambiente nacional.


“Esse planejamento estratégico está sendo construído sob premissas muito específicas, que serão detalhadas antes de trabalhá-lo de modo conjunto. Em primeiro lugar, é a não contratação de uma consultoria externa, mas procurar o envolvimento efetivo de quem realmente conhece os problemas do Ministério Público da União, que são seus membros e servidores. Uma construção coletiva, alinhada às atuações estratégicas do MP em especial aos objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU e que deve produzir, a partir desse diagnóstico, a entrega de indicadores e modelos de gestão e governança”, explicou.

O Procurador-Geral de Justiça Carlos Fábio Braga Monteiro participou da abertura do encontro. Para o PGJ, o evento é importante, pois o Conselho Nacional do Ministério Público dá demonstração de que pretende construir um planejamento estratégico que levará em consideração as diferenças e peculiaridades regionais do país. "O objetivo é coletar, dentro dos diversos ramos do Ministério Público brasileiro, em todas as regiões do país, o que esperam os Membros e a população de cada região, a fim de que o CNMP tenha uma visão macro de atuação. É algo que vem ao encontro do anseio dos próprios Procuradores-Gerais dos estados do norte e nordeste, que têm características peculiares, dificuldades de acesso, qualidade de internet, então essa iniciativa do CNMP, sob a coordenação do Conselheiro Sebastião Caixeta, é extremamente louvável para que o Conselho Nacional construa um planejamento estratégico que atenda aos anseios do Ministério Público brasileiro como um todo", destacou o Procurador-Geral.   


Para o procurador-Chefe do MPT/PRT11, Jorsinei Dourado do Nascimento, anfitrião do encontro, foi uma honra para a Procuradoria Regional da 11ª Região ter sido a única sede do MPT no Brasil a sediar o encontro do CNMP. Destacou ainda a importância dos encontros promovidos pelo Conselho, “principalmente nesse cenário de grandes mudanças políticas, sociais e tecnológicas e, sobretudo, na área trabalhista, onde o cenário é bem preocupante e nós precisamos adequar a realidade da instituição nesse novo momento que estamos vivendo, para que possamos prestar um serviço mais eficiente e racionalizado”, afirmou.


Projeto vencedor


A abertura do evento contou ainda com a apresentação do projeto “Aciso (Ação Cívico Social), vencedor do Prêmio CNMP 2018. A coordenadora do projeto, procuradora do Trabalho da PRT11/PTM de Boa Vista, Safira Nila de Araújo Campos Rodrigues, relatou as ações empreendidas pelo MPT e parceiros, nas áreas de saúde, educação e direito, em favor dos imigrantes venezuelanos para que pudessem ter conhecimento dos seus direitos e deveres no Brasil, facilitando a integração no território brasileiro.

 


Dinâmicas de grupo


Após a solenidade de abertura, os participantes iniciaram os trabalhos por meio de dinâmicas, conduzidas pela equipe do CNMP.
Nesta quarta-feira (4/10), o planejamento foi concluindo com a nova visão de futuro, os objetivos estratégicos referentes às áreas de atuação diagnosticadas como prioritárias pela pesquisa e a formulação de propostas de ações nacionais para cada um dos temas elencados.


O evento regional foi o segundo de sete encontros que acontecerão até novembro. Com este encontro, a região Norte dá a sua parcela de contribuição para a elaboração do Mapa Estratégico do Ministério Público Brasileiro.


Últimas Notícias
MP-AM e OAB/AM promovem campanha de Ação de Natal

Notícias
    O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) e a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional...
PGJ prestigia diplomação dos eleitos em solenidade do TRE/AM

Notícias
  Os eleitos nas Eleições Gerais 2018 foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas em sessão...
Promotor de Justiça recebe título de Cidadão Airãoense

Notícias
    No último dia 14 de dezembro, o Promotor de Justiça João Ribeiro Guimarães Netto, foi homenageado...
MP-AM e MPF participam da ação “Jornada da Saúde: Vacinar é proteger’’

Notícias
  O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), representado pela Promotora de Justiça Claudia Câmara e...