MP-AM emite Recomendação visando melhoria em Delegacia

boa vista do ramos

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), por meio da Promotoria de Boa Vista do Ramos, apresentou Recomendação ao Governo do Estado e à Secretaria de Segurança Pública, para melhoria das condições de funcionamento da 46ª Delegacia de Polícia do município, localizado a 269 km de Manaus. Expedida na última terça-feira, 6 de fevereiro de 2018, a Recomendação faz parte do Inquérito Civil 01/2018-PJBVR instaurado em razão do uso da delegacia como penitenciária e da falta de condições físicas, estruturais e de pessoal para fazer cumprir as disposições constitucionais e legais relativas aos presos.

No inquérito, o titular da PJBVR, Promotor de Justiça José Felipe da Cunha Fish, aponta o total desrespeito aos princípios da individualização da pena e dignidade da pessoa, estabelecidos na Lei nº 7.210/1984, que prevê a forma e o local onde deverão ser detidos os condenados e os presos provisórios, bem como seus direitos e deveres. “A 46ª Delegacia de Polícia está sendo usada como cadeia pública e penitenciária, inclusive havendo, no local, presos cumprindo pena já transitada em julgado, sem que se disponha sequer uma viatura para realizar os respectivos trabalhos”, registra o Promotor de Justiça.

O objetivo da Recomendação é garantir a transferência dos presos mantidos na delegacia, a recuperação do prédio e a lotação de investigadores e demais servidores qualificados para o desempenho da atividade policial. A reforma estrutural da delegacia, a lotação de investigadores e demais servidores, e, ainda, a construção de cela específica para as presas devem ser feitas no prazo máximo de 30 dias, visando dotar o local de condições minímas para o atendimento dos cidadãos, presos e seus familiares.

A viatura deve estar disponível para uso no prazo de 15 dias, bem como o combustível necessário para o desempenho das funções de segurança pública. O descumprimento da Recomendação enseja a adoção das medidas legais cabíveis visando a responsabilização das autoridades e até a interdição da 46ª Delegacia de Polícia Civil.


Últimas Notícias
MP-AM obtém liminar que democratiza eleições do Conselho Municipal de Saúde

Notícias
O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) obteve decisão judicial liminar em Ação Civil Pública (ACP)...
Humaitá- MP-AM requer anulação de provas de processo seletivo copiadas da internet

Notícias
O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), pela 1ª Promotoria de Justiça (1ªPJ) de Humaitá, ajuizou...
Justiça atende MP-AM e declara indisponibilidade de bens do patrimônio de prefeito de Envira

Notícias
  O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), pela Promotoria de Justiça de Envira (PJENV), obteve...
STJ nega recurso de delegados nomeados irregularmente. MP-AM aguarda cumprimento da decisão judicial

Notícias
O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) conseguiu, por meio de Recurso Especial junto ao Superior Tribunal...