Lançada em Manaus a Campanha Viva Sem Veneno

IMG-20171207-WA0010

O Fórum Amazonense de Combate aos Agrotóxicos lançou nesta quinta-feira, 7 de dezembro de 2017, em Manaus, a Campanha Viva Sem Veneno. A campanha é uma articulação nacional de pessoas, entidades e organizações em defesa da vida e contra o uso dos agrotóxicos. E foi lançada durante o I Congresso Interinstitucional de Meio Ambiente e Agroecologia, promovido pelo Centro Universitário Luterano de Manaus, em parceria com a Secretaria de Estado de Produção (Sepror), no auditório da CEULM/ULBRA.

A campanha de âmbito nacional nasceu por incentivo do Ministério Público do Trabalho no Paraná e é promovida pelo Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos, pelos Fóruns Estaduais, pela Associação Paranaense das Vítimas Expostas ao Amianto e aos Agrotóxicos e pelo Observatório do Agrotóxico.

"Foi muito importante lançar a Campanha Viva Sem Veneno, em Manaus, durante o Congresso Interinstitucional de Meio Ambiente e Agroecologia, ocorrido na ULBRA em parceria com a Sepror, porque essa mensagem precisa chegar com urgência aos estudantes da área, aos profissionais do setor primário e a toda comunidade acadêmica. O Brasil consome 7,3 litros de veneno por pessoa por ano, essa campanha vem alertar a sociedade sobre esses dados e os seus efeitos na saúde da população e no meio ambiente".

Em seu pronunciamento, a coordenadora do Fórum Amazonense de Combate aos Agrotóxicos destacou, ainda, a instituição no Amazonas da Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica, aprovada no dia 6 de dezembro, na ALEAM. De autoria do deputado Dermilson Chagas, a Política tem como principal objetivo promover e incentivar o desenvolvimento da agroecologia e dos sistemas orgânicos de produção, assim como a transição agroecológica e o período de conversão para agricultura orgânica, contribuindo para a sustentabilidade e a qualidade de vida das populações da cidade, campo e floresta, por meio do uso sustentável dos recursos naturais da oferta e consumo de alimentos saudáveis.

IMG-20171207-WA0012

I Congresso Interinstitucional de Meio ambiente e Agroecologia

Reunindo autoridades e especialistas da área, o I Congresso Interinstitucional de Meio Ambiente e Agroecologia teve como objetivo a capacitação e enriquecimento teórico das pessoas que atuam no Setor Primário do Amazonas, por meio de palestras, oficinas, distribuição de cartilhas educativas e minicursos que abordam temas diversos ligados à produção de alimentos. E serviu de oportunidade para divulgação da campanha que defende o fim do consumo de alimentos produzidos com uso de agrotóxicos – substâncias tóxicas banidas em outros países, mas permanecem em uso no Brasil.

Os males causados pelos agrotóxicos são comprovados cientificamente tanto para quem manipula o veneno na plantação, quanto para quem consome os alimentos contaminados por essas substâncias tóxicas. Baseada na declaração dos Estados-membros, a Organização Mundial da Saúde (OMS)estima que as doenças crônicas não transmissíveis que têm os agrotóxicos entre seus agentes causadores sejam responsáveis por 63% das 57 milhões de mortes declaradas no mundo em 2008, e por 45,9% do volume global de doenças. A OMS prevê, ainda, um aumento de 15% dos óbitos por esta causa, no período de 2010 a 2020.

(Fotos: Djalma Júnior)

IMG-20171207-WA0011


Últimas Notícias
“O MP nas Escolas” – Programa vai a Escola Municipal na zona centro-sul da Capital

Notícias
  Na última quinta-feira (19), a equipe do programa “ O MP nas Escolas” visitou a Escola Municipal Prof....
MP-AM denuncia escrevente cartorário por falsificação de documento oficial em Manicoré

Notícias
O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Manicoré, ofereceu à...
CSMP divulga listas de inscritos em processos de Remoção no Interior e na Capital

Notícias
O Conselho Superior do Ministério Público do Estado do Amazonas publicou, na edição do dia 18 de abril de 2018, do...
Ceaf apresenta Coletânea de Atos Administrativos 2017

Notícias
Está disponível no portal do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) a edição de 2017 da Coletânea de...