Solenidade dá início à correição geral da Corregedoria Nacional do Ministério Público no Amazonas

 MG 5926

 

A cerimônia de abertura da correição geral realizada pela Corregedoria Nacional do Ministério Público no Amazonas ocorreu na manhã desta segunda-feira, 4 de dezembro, no auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM).


Durante esta semana, uma equipe composta por servidores e membros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) realizará visitas para verificar a efetividade da atuação funcional do Ministério Público da União (Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Militar) e do Ministério Público Estadual, no Amazonas. A correição, que é realizada na capital e no interior do Estado, termina na próxima quinta-feira, 7 de dezembro.


A principal finalidade das correições realizadas periodicamente pela Corregedoria Nacional do MP é verificar a estrutura e a atuação funcional dos órgãos do Ministério Público brasileiro, quanto ao cumprimento do exercício pleno de sua função constitucional.


No início da cerimônia, a equipe do CNMP foi calorosamente recepcionada pelo tradicional Coral do Amazonas, que interpretou reconhecidas composições regionais. Durante o discurso de abertura, o corregedor nacional do Ministério Público, Orlando Rochadel , ressaltou a missão do Conselho durante a correição: “O CNMP está aqui para observar se o nosso estatuto de formação, a Constituição Federal, está sendo cumprida adequadamente”. Rochadel também ressaltou a importância de cada uma das instituições participantes do evento: “O Ministério Público brasileiro está aqui hoje. Temos representantes de todos os ramos”. E completou: “ O CNMP tem todo o interesse em ter uma interlocução boa com os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Estamos aqui para somar e dividir esforços”.

 MG 6057


Entre os demais conselheiros do CNMP, estiveram presentes Sebastião Vieira Caixeta, Marcelo Weitzel, Luciano Nunes Maia, Dermeval Farias, Lauro Machado Nogueira e Erick Venâncio Lima.
Além do corregedor nacional do MP, Orlando Rochadel, compuseram a mesa de abertura destacadas autoridades do Amazonas, como: o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado, Carlos Fábio Braga Monteiro (MP/AM); o controlador-geral do Estado, Arthur Cézar Zahluth Lins – representando o governador Amazonino Mendes; o procurador-chefe da Procuradoria da República, Edmilson da Costa Barreiros Júnior (MPF/AM); o procurador-chefe da Procuradoria do Trabalho da 11ª Região, Jorsinei Dourado do Nascimento (MPT/AM); o procurador-chefe da Procuradoria de Justiça Militar, José Luiz Pereira Gomes (MPM/AM); o defensor público geral, Rafael Vieiro Monteiro Barbosa (DP/AM); o coronel Renato de Moraes Sabbag – representando o general do Exército e Comandante Militar da Amazônia (CMA), Geraldo Antônio Miotto; o chefe do Estado Maior da Polícia Militar, coronel Julio Sérgio (PM/AM); a corregedora-geral do MP/AM, Jussara Maria Pordeus e Silva; o presidente da Associação Amazonense do Ministério Público, Lauro Tavares da Silva; o presidente da Associação do Ministério Público Militar, Antônio Pereira Duarte; e o delegado-geral adjunto da Polícia Civil do Estado do Amazonas; Antônio Chicre Neto.


Também estiveram no evento, representando a equipe da Corregedoria Nacional do MP, o coordenador-geral, Rinaldo Reis Lima; o coordenador de inspeções e correições, Cesar Kluge e o coordenador disciplinar, Rafael Schwez.


O Procurador-Geral de Justiça do Amazonas, Carlos Fábio Braga Monteiro, transmitiu votos de boas-vindas para a equipe e frisou: “O CNMP, apesar de novo, tem contribuído muito pro avanço e aprimoramento das instituições no Ministério Público”. O chefe do Ministério Público do Estado também elogiou a nova composição do Conselho e destacou a necessidade de trabalhar em parceria, lembrando que as realidades locais do MP são distintas e requerem a contribuição do CNMP. “ Temos limitações de orçamento, temos limitações de material humano e temos limitações geográficas, mas não queremos com isso, de maneira alguma, a complacência ou condescendência do Conselho. Temos a certeza que a vinda de tantos conselheiros e de uma equipe tão grande é a demonstração que o Conselho Nacional tem de contribuir para o aprimoramento do Ministério Público Nacional e entender a realidade de cada Estado. Então sejam todos muito bem- vindos, eu tenho certeza que esse trabalho correicional será coroado de êxito, estamos todos emanados no aprimoramento, no avanço de nossas instituições”, destacou o PGJ, Fábio Monteiro .

 

 MG 5954


Ainda durante os trabalhos de correição, a Corregedoria Nacional do MP receberá os cidadãos que desejarem fazer reclamações, sugestões e questionamentos a respeito da atuação do Ministério Público no Amazonas. Os interessados devem se dirigir à sede da Procuradoria-Geral de Justiça do Amazonas, na Avenida Coronel Teixeira, 7995, Nova Esperança, Manaus, das 9h às 12h e das 13h às 17h30, até a próxima quarta-feira, 6 de dezembro.


Ao término dos trabalhos da correição, será produzido um relatório com determinações e recomendações ao MPF, MPT, MPM e MP Estadual, para eventual promoção de melhorias nas instituições. O documento será submetido ao Plenário do CNMP.

 

Fotos: Vivian Oliveira (Ascom/CNMP)


Últimas Notícias
“O MP nas Escolas” – Programa vai a Escola Municipal na zona centro-sul da Capital

Notícias
  Na última quinta-feira (19), a equipe do programa “ O MP nas Escolas” visitou a Escola Municipal Prof....
MP-AM denuncia escrevente cartorário por falsificação de documento oficial em Manicoré

Notícias
O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Manicoré, ofereceu à...
CSMP divulga listas de inscritos em processos de Remoção no Interior e na Capital

Notícias
O Conselho Superior do Ministério Público do Estado do Amazonas publicou, na edição do dia 18 de abril de 2018, do...
Ceaf apresenta Coletânea de Atos Administrativos 2017

Notícias
Está disponível no portal do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) a edição de 2017 da Coletânea de...