Procuradora de Justiça prestigia posse de novos Juízes do TJAM

36352809504 2179152593 z

 

Os primeiros aprovados no concurso público para o cargo juiz substituto de carreira do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) tomaram posse nesta terça-feira, 12 de setembro, durante a realização da sessão do Tribunal Pleno da Corte, no Plenário Desembargador Ataliba David Antonio, na sede do Poder Judiciário em Manaus.

Dos cinco nomeados inicialmente – (por ordem de classificação) Aline Kelly Ribeiro, Danilo Moreira Nascimento, Diego Martinez Fervenza Cantoario, Maria da Graça Giulietta Cardoso de Carvalho e Geildson de Souza Lima -, quatro foram empossados nesta terça. Somente Danilo Nascimento solicitou a prorrogação do ato de posse por mais 30 dias.


Dos quatro empossados, uma já foi servidora do Tribunal de Justiça do Amazonas, Maria da Graça Giulietta Cardoso de Carvalho. Após a posse, os novos juízes permanecerão em Manaus para participar do Curso de Formação Inicial, coordenado pela Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), com carga horária de 480 horas, para que estejam aptos a exercer a Magistratura. Eles também participarão de um estágio em diversas Varas de Justiça na capital amazonense, dentre elas as da Fazenda Pública, Juizados Especiais, Tribunal do Júri, além das audiências de custódia e de atividades do grupo de Assessoramento Virtual – onde são analisados, de forma virtual, processos de Comarcas do interior que têm demanda muito alta e número reduzido de servidores.

Depois desse estágio inicial, a Presidência irá designá-los para assumir as Varas do interior que encontram-se com a titularidade vaga.

 

Saudações

Após a assinatura dos termos de posse, pelo presidente Flávio Pascarelli e pelos juízes, e a colocação das vestes talares dos juízes pelos seus padrinhos, a saudação aos novos magistrados ficou a cargo do vice-presidente do TJAM, desembargador Jorge Lins.

Ele afirmou que “a magistratura estadual é a carreira mais bonita e gratificante dentro do cenário de profissões jurídicas, pois a atuação dos seus membros equipara-se a um verdadeiro sacerdócio, na medida em que compete aos juízes de direito a materialização da distribuição de direitos àqueles que se socorrem do Poder Judiciário, conferindo a cada um o que é seu de forma equânime e justa, desempenhado, assim, por meio da aplicação da lei, o verdadeiro papel de pacificador social”.


A Procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado do Amazonas, Antonina Maria do Couto Valle representou o MP-AM na solenidade. Além da Procuradora, estavam presentes representantes da Defensoria Pública - Rafael Barbosa; do Tribunal de Contas do Estado - Érico Silva; Associação dos Magistrados do Amazonas - Cássio Borges; da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas – Adriana Mendonça e da Associação dos Notários e Registradores – José Marcelo Castro Lima Filho.

A Procuradora de Justiça Antonina Maria do Couto Valle falou sobre a satisfação em participar da posse dos novos juízes. “Desejamos a todos muito sucesso, que eles possam realmente desempenhar seu papel nas Comarcas do interior, que estão precisando tanto. Que possam, com senso de responsabilidade, atingir pleno êxito na função que exercerão, nesta que é uma das mais belas carreiras jurídicas. Estamos precisando de jovens, com seu entusiasmo, sua determinação em dar o melhor para a sociedade amazonense”, afirmou.

 

170912 - ANIVERSARIO PRESIDENTE -40



Últimas Notícias
"O MP nas Escolas" aproxima o Ministério Público dos jovens estudantes de Manaus

Notícias
A Procuradora de Justiça Suzete Maria dos Santos explicará a cerca de 150 alunos da Escola Municipal Professora...
Colégio de Procuradores aprova por unanimidade o Plano Estratégico 2017-2027 do MP-AM

Notícias
  Em reunião extraordinária realizada nesta sexta-feira, 15 de setembro de 2017, o Colégio de Procuradores de...
MP-AM dá celeridade à movimentação de carreira dos Membros

Notícias
  Nos últimos 3 anos, o julgamento dos editais para movimentação na carreira de Membros do Ministério Público...
Protocolo de atendimento deve agilizar andamento da fila de cirurgia ortopédica no Amazonas

Notícias
A Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (Susam) apresentou nesta quarta-feira, 13 de setembro de 2017, ao...