CNMP debate o combate à corrupção com representantes da Transparência Internacional

TRASPARÊNCIA INTERNACIONAL

O conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Fábio George Cruz da Nóbrega recebeu, para uma reunião, os representantes da Transparência Internacional no Brasil Bruno Brandão e Fabiano Angélico. O objetivo foi discutir parcerias que podem ser firmadas entre esta organização não-governamental e o Ministério Público brasileiro visando prevenir e reprimir a corrupção no País. O encontro, realizado nesta semana, na sede do Conselho, em Brasília-DF, também contou com as presenças de Cláudio Portela, ex-corregedor nacional do MP, e do procurador da República Victor Veggi.

Um dos pontos tratados na reunião foi sobre como a Transparência Internacional poderia ajudar o Ministério Público brasileiro a identificar e adotar modelos eficientes para o desenvolvimento de projetos de prevenção à corrupção, a partir de verbas obtidas por meio de acordos assinados com empresas brasileiras. “Por conta da experiência internacional que eles têm, estão se colocando à disposição para ajudar na formatação desses modelos, o que pode auxiliar, sobremaneira, o trabalho do Ministério Público brasileiro", explicou Fábio George.

Outro ponto de destaque discutido na reunião foi a ajuda que o Ministério Público brasileiro poderia dar a um estudo, feito em parceria entre a Transparência Internacional e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), sobre iniciativas legislativas para melhorar o enfrentamento da corrupção no Brasil. “Há um ponto específico destinado a identificar boas práticas que podem auxiliar no aperfeiçoamento do controle e da atuação disciplinar do MP e do Poder Judiciário em nosso País. A Corregedoria Nacional do Ministério Público pode, certamente, pelo seu histórico de atuação, contribuir bastante com os subsídios solicitados”, falou Fábio George.

A Transparência Internacional é uma organização não-governamental que tem como principal objetivo a luta contra a corrupção. Foi fundada em 1993 e encontra-se sediada em Berlim, na Alemanha

 

(Com informações da Ascom/CNMP)

 


Últimas Notícias
MP-AM restabelece qualificadora de pena para crime praticado com arma branca

Notícias
A Lei 13.654/2018, em vigor desde 24 de Abril de 2018, fez alterações na tipificação do crime de roubo, aumentando...
MP nas Escolas - Promotor fala a estudantes da Escola Estadual São Luiz de Gonzaga

Notícias
    O Projeto MP nas Escolas visitou a Escola Estadual São Luiz de Gonzaga, no bairro São Raimundo, zona...
Conselho Nacional de Procuradores-Gerais elege novo Presidente

Notícias
  Por aclamação, o Procurador-Geral de Justiça de Goiás, Benedito Torres Neto, foi eleito na manhã da última...
Proposta recomenda criação de Promotorias de Justiça Especializadas em Segurança Pública nos MPEs

Notícias
O conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Luciano Nunes Maia (foto) apresentou proposta de...