CNMP debate o combate à corrupção com representantes da Transparência Internacional

TRASPARÊNCIA INTERNACIONAL

O conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Fábio George Cruz da Nóbrega recebeu, para uma reunião, os representantes da Transparência Internacional no Brasil Bruno Brandão e Fabiano Angélico. O objetivo foi discutir parcerias que podem ser firmadas entre esta organização não-governamental e o Ministério Público brasileiro visando prevenir e reprimir a corrupção no País. O encontro, realizado nesta semana, na sede do Conselho, em Brasília-DF, também contou com as presenças de Cláudio Portela, ex-corregedor nacional do MP, e do procurador da República Victor Veggi.

Um dos pontos tratados na reunião foi sobre como a Transparência Internacional poderia ajudar o Ministério Público brasileiro a identificar e adotar modelos eficientes para o desenvolvimento de projetos de prevenção à corrupção, a partir de verbas obtidas por meio de acordos assinados com empresas brasileiras. “Por conta da experiência internacional que eles têm, estão se colocando à disposição para ajudar na formatação desses modelos, o que pode auxiliar, sobremaneira, o trabalho do Ministério Público brasileiro", explicou Fábio George.

Outro ponto de destaque discutido na reunião foi a ajuda que o Ministério Público brasileiro poderia dar a um estudo, feito em parceria entre a Transparência Internacional e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), sobre iniciativas legislativas para melhorar o enfrentamento da corrupção no Brasil. “Há um ponto específico destinado a identificar boas práticas que podem auxiliar no aperfeiçoamento do controle e da atuação disciplinar do MP e do Poder Judiciário em nosso País. A Corregedoria Nacional do Ministério Público pode, certamente, pelo seu histórico de atuação, contribuir bastante com os subsídios solicitados”, falou Fábio George.

A Transparência Internacional é uma organização não-governamental que tem como principal objetivo a luta contra a corrupção. Foi fundada em 1993 e encontra-se sediada em Berlim, na Alemanha

 

(Com informações da Ascom/CNMP)

 


Últimas Notícias
Servidores demitidos em período eleitoral serão indenizados pelo Município de Maués

Notícias
Em Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público do Estado do Amazonas, o Município de Maués foi condenado...
MP-AM vai à Justiça pela renovação e manutenção dos veículos de transporte coletivo de Manaus

Notícias
A 81ª Promotoria de Justiça Especializada na Proteção e Defesa do Consumidor (Prodecon) ajuizou na última...
MP-AM denuncia estado falimentar da Fucapi e vai à Justiça para impedir novas matrículas

Notícias
O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), por meio da 47ª Promotoria de Justiça Especializada em...
Sai a lista de inscritos para Remoção à 2ª PJ de Parintins

Notícias
O Conselho Superior do Ministério Público do Estado do Amazonas (CSMP) divulgou hoje, 16 de janeiro de 2018, no...