Escolas inscritas no projeto “Juntos Pela Vida” são auditadas pelo MPAM

juntos pela vida 567df

Medida visa ampliar cobertura vacinal, escolas ribeirinhas estiveram presentes

A coordenação do projeto “Juntos Pela Vida” reuniu-se, na tarde desta segunda-feira (29), com representantes de escolas municipais em regiões ribeirinhas do Amazonas, na sede do Ministério Público do Amazonas (MPAM), para avaliar a cobertura vacinal das crianças e adolescentes matriculados nas instituições. 

Cinco escolas de regiões dos rios Negro e Amazonas estiveram presentes durante a auditoria. Todas elas já haviam recebido o selo “Juntos Pela Vida” nos anos de 2022 e 2023, indicando que alcançaram uma cobertura vacinal superior a 80% contra a Covid-19 e outras doenças. Nesta auditoria, as unidades escolares auditadas alcançaram índices de vacinação superior a 90%. A Escola Municipal Luiz Jorge da Silva, por exemplo, localizada na comunidade Santa Maria, atingiu 100% de vacinação.

Presentes na auditoria, as escolas municipais Santa Luzia, Francisco Coelho e Ebenezer alcançaram, respectivamente, o índice de alunos vacinados de 95,12%; 95,45%; 94,44% e 90,20%. 

A professora da Escola Municipal Luiz Jorge da Silva, Brayana Lima, expressou satisfação com o trabalho conjunto realizado pela comunidade, que resultou na completa vacinação dos alunos. 'Tudo que é voltado para a valorização da vida é importante estarmos incentivando', ressaltou a professora.

Ao final da auditoria, a coordenadora do projeto, procuradora de Justiça Delisa Vieiralves, destacou os resultados positivos obtidos, enfatizando que o projeto está sendo adotado pelas escolas de forma efetiva, tornando-se parte integrante de sua rotina. Ela se disse satisfeita ao ver as escolas sendo premiadas pela segunda vez, evidenciando o comprometimento dos gestores em promover a saúde das crianças de maneira contínua.

 

Sobre o Projeto Juntos Pela Vida

O Ministério Público do Amazonas atua ativamente estimulando a imunização de crianças e adolescentes por meio do projeto “Juntos Pela Vida”. Essa iniciativa estabelece parcerias com escolas da capital e do interior, com o objetivo de alcançar uma meta mínima de imunização de 80% dos estudantes matriculados, conforme o Calendário do Programa Nacional de Imunizações, incluindo a vacina contra a Covid-19. O projeto já envolve mais de 13 mil alunos em dia com a vacinação, graças às adesões de diversas instituições, como as Escolas da Polícia Militar do Amazonas, escolas privadas, rede estadual e municipal, creches e unidades educacionais do interior. Com três anos de existência, o “Juntos Pela Vida” já certificou mais de 60 unidades de ensino da capital e interior do Amazonas.

Texto: Victor Lemos

Foto: Ulisses Farias