logotipo portaltransparencia

Gasto Consciente

 

O princípio constitucional da eficiência no serviço público visa orientar a atividade administrativa a alcançar os melhores resultados com os meios escassos de que se dispõe e a menor custo. Trata-se do mais moderno princípio da função administrativa, no qual o dever da eficiência se impõe a todo agente público, que deve realizar suas atribuições com presteza, perfeição e rendimento funcional. Com base nisso, instituiu-se através da Portaria nº 494/2009/SUBADM de 30/12/2009, no âmbito do Ministério Público do Estado do Amazonas, o programa de redução de custos “Gasto Consciente”.

A primeira ação do Programa de Gasto Consciente diz respeito a uma campanha de reeducação e conscientização, direcionada aos membros e servidores do Ministério Público do Estado do Amazonas. Através dessa campanha, busca-se suscitar uma mudança de comportamentos e hábitos, cujos resultados podem impactar no cotidiano do trabalho, bem como na vida pessoal de cada um. Para isso, elaborou-se amplo material de divulgação, do qual faz parte uma cartilha, em que constam além de dicas e sugestões de procedimentos para uso consciente de recursos, o regulamento da segunda ação do Programa, o Prêmio Melhores Práticas no MP-AM.

 

Gasto consciente, atitude inteligente !

Os cofres públicos, ao contrário do que muitos pensam, não são uma fonte inesgotável de recursos, em que a todo momento podemos nos abastecer. Cada copo d’água e cada folha de papel representam uma parcela nos custos. Ao promover uma melhor gestão dos recursos abrimos possibilidades de melhorar a nossa atuação junto à sociedade.

Embora você possa estar pensando como uma única pessoa seria capaz de mudar as coisas, saiba que ninguém estará sozinho neste processo. Lembre-se que pequenas ações podem gerar grandes resultados. Um simples ato como desligar o computador ao sair ou imprimir em frente e verso de uma folha, em um primeiro instante pode parecer pouco, mas sua atitude, somada à atitude de outros colegas será capaz de gerar impactos reais na redução de custos.

Promover a gestão racional de recursos é uma tarefa de todos! Somente você poderá mudar suas atitudes, mas todos nós iremos sentir o impacto de suas ações. Juntos, somos potenciais agentes de transformação.