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Não abuse: SUPRIMENTOS E MATERIAL DE EXPEDIENTE

  • Quando for imprimir algo, questione se realmente é necessário. Muitos arquivos são impressos para serem lidos e depois descartados;
  • Use o modo de economia (ou rascunho) até que seu trabalho esteja pronto para a impressão final - esse modo economiza de 5% a 15% de tinta;
  • Releia o texto que for imprimir para certificar-se de que não será preciso imprimi-lo novamente, e efetue todas as alterações necessárias em seu trabalho visualizando-o no monitor do computador; antes de enviar para impressão;
  • Utilize os modos de impressão frente e verso e de múltiplas páginas, em uma folha, sempre que possível. Além da economia de papel, eles reduzem gastos com a compra de pastas e com espaço para armazenamento;
  • Se desejar imprimir apenas parte do texto, o ideal é selecioná-lo com o mouse e ir na caixa de impressão selecionar o item “imprimir seleção”. Assim, evita-se a impressão de imagens e trechos desnecessários;
  • Reutilize o papel. Se a informação impressa não é confidencial e você usou apenas um dos lados da página, vale virar a folha e fazer nova impressão para uso interno na Instituição. Ou ainda, reaproveite o papel para fazer rascunhos e blocos de anotações;
  • Depois de usado e reutilizado, descarte o papel na lixeira adequada para reciclá-lo;
  • Faça uso do e-mail para envio de documentos. Só imprima quando necessário;
  • Guarde seus arquivos em CDs ou diretório em vez de mantê-los em versão impressa;
  • O cartucho ou toner acabou? Retire-o da impressora somente quando estiver com um novo. Isso evita que o canal de tinta seque e exija manutenção;
  • Use o envelope apenas para documentos sigilosos e  sempre que possível reaproveite os envelopes ao invés de descartá-los.
  • Utilize apenas a quantidade de papel toalha suficiente para secar as mãos;
  • Evite realizar diversas solicitações de material de expediente, peça somente o que realmente for utilizar no setor, evitando estoques desnecessários e solicitações indevidas;
  • Use os materiais de escritório racionalmente.