logotipo portaltransparencia

UEA vence o XII Júri Simulado do Ministério Público do Estado do Amazonas

 

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) venceu, ontem, dia 17 de novembro de 2014, o XII Júri Simulado do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) “Promotor de Justiça Nasser Abrahim Nasser Neto”. O júri final que decidiu o campeão, ocorreu durante toda a tarde de ontem. A UEA enfrentou a equipe do Centro Universitário do Norte (UniNorte), que ficou com o segundo lugar. A semifinal do evento ocorreu na parte da manhã e a Ufam ficou em terceiro lugar após vencer a Universidade Paulista (Unip), que acabou ficando com o quarto lugar. A Esbam ficou com a quinta colocação.

Na categoria individual, o acadêmico de direito da UFAM, Luis Felipe de Sousa e Silva, foi o primeiro colocado. Em segundo e terceiro lugar ficaram, respectivamente, os acadêmicos de direito da UEA, Rebeca S. de Castro Gomes Girão e Maurílio Sérgio Ferreira da Costa Filho. As três instituições de ensino e os três acadêmicos primeiros colocados do Júri Simulado foram agraciados com troféus e medalhas, além do prêmio em dinheiro.

O dia, ontem, foi de decisões no auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, na sede do MP-AM, no bairro Nova Esperança, Zona Oeste. A semifinal entre Ufam e Unip começou cedo, às 8h. Por volta de 12h30 já se sabia o resultado da primeira decisão do dia. Depois do intervalo, o auditório começou a lotar de estudantes para a grande final, que começou, aproximadamente, às 14h e só terminou às 18h. A equipe da UEA, atuou na defesa e a da UniNorte na acusação.

O Júri Simulado é um exercício da prática de julgamentos de processos penais sobre crimes contra vida. Participaram da comissão julgadora desta edição do Júri, os Promotores de Justiça Lucíola Valois, Lauro Tavares, Davi Câmara, Rogério Marques e Jorge Damasceno.

O evento reuniu, durante quatro dias, desde a quarta-feira da semana passada, dia 142 de novembro, membros, servidores e acadêmicos de Direito de cinco instituições de Ensino Superior do Amazonas. A versão deste ano foi marcada pela emoção da abertura, com a homenagem do MP-AM ao promotor de justiça Nasser Abrahim Nasser Neto, que deu nome ao Júri Simulado.